Em tempo de crise companhias aéreas de baixo custo são a melhor opção

É preciso saber usá-las para que o seria uma boa economia não se transforme em pesadelo. Veja algumas regras

Companhias de baixo custo são alternativa
Descrição: Companhias de baixo custo são alternativa Crédito: Divulgaçao

Essas companhias estão espalhadas por todo o mundo, mas a Europa é o paraíso delas. Lá é o grande centro das companhias aéreas de baixo custo e baixa tarifa (low cost, low fare). O mercado é liderado por Ryanair e Easyjet, mas dezenas de empresas oferece passagens muito baratas no Velho Continente. Surgidas nos anos 90, as companhias de baixo custo mudaram completamente o perfil das viagens europeias, causando alvoroço entre as gigantes da aviação. Mas é preciso saber usá-las para que o seria uma boa economia não se transforme em pesadelo. Para que isso não aconteça, algumas regras básicas devem ser seguidas.

 

A primeira delas é assinar os boletins de novidades das principais companhias de baixo custo e pesquisar, pesquisar, pesquisar. Encontrando uma oferta imbatível, não pense duas vezes, compre. Normalmente as passagens em oferta se esgotam rapidamente. Além das líderes Ryanair e Easyjet,  o mercado europeu conta hoje com mais de 60 companhias aéreas de baixo custo. Como a maioria dessas empresas atende de forma virtual, online também são as pesquisas. O site Skyscanner.net é o melhor e mais famoso buscador de emrpesas low cost (somente a Ryanair não consta em seu banco de dados). No entanto, existem outros como WhixhAirline e Europelowcost, Kayak, Momondo, Dohop e Flycheapo.

 

Uma das dicas de Michel Zylberberg, um brasileiro que mora na Suiça e é autor do blog Rodando pelo Mundo, é: busque, pesquise, compare e... não compre! Veja o voo mais em conta, vá ao site da empresa escolhida e compre diretamente lá. Dê também preferência às empresas com base nos destinos pelos quais irá passar. Outrad dicas: compre as passagens em média cinco meses antes do voo ou no mínimo com três; evite a alta estação (junho, julho e agosto), feriados e fins de semana; comprando de última hora busque passagens de manhã cedo ou de madrugada, de preferência no meio de semana; leve o mínimo de bagagem possível e respeite os limites de peso e medidas; calcule o valor do transporte e o tempo gasto entr o aeroporto e o destino final.

 

Empresas low cost

Algumas empresas de baixo custo que atuam na Europa são: Air Berlin (Alemanha), Air Italy (Itália), Air Europa (Espanha), Aegean Airlines (Grécia), Brussels Airline (Bégica), Easyjet (Inglaterra), Germania Express (Alemanha/Suiça), Germanwings (Alemanha), Darwin Airlines (Suiça), Niki (Áustria), Ryanair (Irlanda), Norwegian (Noruega), Volotea (Espanha), Vueling Airlines (Espanha).

Comentários (0)