Encontro Brasileiro de Ecoturismo: oportunidade para divulgar o Tocantins

Este ano o encontro será realizado na cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul. O tema escolhido é #tamojunto! A força da cooperação. A novidade em 2016 é que acontecerá também o I Encontro Latino

Oportunidade para divulgar o TO
Descrição: Oportunidade para divulgar o TO Crédito: Divulgação

Possuidor de um dos mais espetaculares destinos do ecoturismo no Brasil, o Jalapão, o Tocantins terá uma oportunidade ímpar de divulgá-lo durante a realização do XIII Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que acontecerá de 6 a 10 de novembro, no Rio Grande do Sul. O encontro é organizado desde 2004 pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo de Aventura – ABETA, e é o maior e mais importante fórum brasileiro de debates sobre ecoturismo e turismo de aventura, reunindo empresários, gestores públicos, dirigentes de entidades, acadêmicos, guias e profissionais do setor.

 

Este ano o encontro será realizado na cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul. O tema escolhido é #tamojunto! A força da cooperação. A novidade em 2016 é que acontecerá também o I Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que reunirá representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Paralelamente ocorrerá o I Congresso Brasileiro de Turismo da Vida ao Ar Livre e Bem-Estar. O evento pretende gerar e disseminar conhecimento, promover relacionamentos e negócios e proporcionar diversão aos participantes.

 

Reforçando a importância do Jalapão no ecoturismo, turismo de aventura e preservação da natureza, no último dia 30 de novembro o Ministério do Meio Ambiente reconheceu o Mosaico Jalapão, com abrangência em áreas localizadas nos estados do Tocantins, Bahia e Maranhão, através da Portaria nº 434, publicada no Diário Oficial da União nº 189. Sob a gestão do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) foram reconhecidas na estrutura do mosaico o Parque Estadual do Jalapão e a Área de Proteção Ambiental do Jalapão.  

 

Mais áreas

Ainda noTocantins, outras áreas estão incluídas, como a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, gerido pelo Instituto  Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Monumento Natural dos Canyons e as Corredeiras do Rio Sono, sob gestão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Félix do Tocantins e a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Catedral do Jalapão, sob gestão privada. 

 

Comentários (0)