Gruyere: cidade medieval encantadora, com seu bem conservado castelo

Gruyere cidade medieval
Descrição: Gruyere cidade medieval Crédito: Luiz Pires

Distante apenas duas horas de carro de Zurique, a pequena cidade medieval de Gruyere, encanta com seu bem conservado castelo e com o queijo especial da montanha que leva seu nome. Gruyere esta situada em um belo vale verdejante nos Alpes friburguenses, na Suíça. O castelo, um dos mais prestigiados do pais, domina, imponente a aldeia medieval. A dinastia dos condes de Gruyere esta entre as mais prestigiadas da Suíça ocidental. Do século XI ao século XVI, foram relacionados vinte condes em documentos históricos. Depois de subir uma pequena encosta, chegamos ao Castelo de Gruyere, situado a 830 metros de altitude. Embora pequeno, merece uma visita sem pressa. Da esplanada em frente ao castelo domina-se toda a paisagem do lugar. E uma vista de tirar o folego, de tão bela.

 

Tem muita coisa a explorar no pequeno castelo: a sala da abobada, que abriga exposições temporárias; antigo arsenal; sala dos guardas; escada de caracol; sala de Borgonha; sala dos Bailios, que ficaram com o castelo em pagamento de divida; sa Corot, em homenagem ao celebre pintor francês; sala dos Condes; sala da Belle Luce (uma filha do povo amada pelo conde Jean II; sala de Arte Fantástica; sala de Musica; sala Furet, onde estao retratos e paisagens pintadas por Francis Furet e Jules Crosnier; sala de Caca; sala Barroca e sala dos Cavaleiros. Tem também uma pequena capela, muralha e jardim a francesa. O castelo esta todo decorado com belas obras de arte de artistas medievais e contemporâneo, que atraem ainda mais os visitantes.

 

Terror

Outra grande e imperdível atração do lugar e o Museu HR Giger, o mestre do terror nos tempos modernos. São deles os efeitos visuais de Poltergeister e Allien, entre tantos outros filmes de terror que marcaram gerações. São milhares os seguidores de Giger pelo mundo todo. Indo a Gruyere, vale a pena, e como vale, visitar o museu, Ali estão expostos os originais dos modelos usados para os efeitos dos filmes que dirigiu e que mereceu ate Oscar de Efeitos Visuais.

 

Queijo e chocolate

Logo na entrada da vila encontra-se a Maison Gruyere, onde e possível conhecer o processo de fabricação e degustar o queijo tão conhecido no mundo inteiro. A casa abriga, inclusive, um restaurante. Como se não bastasse, a Maison Cailler instalou proximo dali o Museu do Chocolate, que atrai turistas e chocólatras da Suíça e do Mundo inteiro.

 

Comentários (0)