Hotéis e empresas de destaque da região Sul aderem ao Cadastur

O evento foi realizado em Gurupi e teve a participação de cerca de 60 pessoas interessadas nas orientações dos palestrantes sobre Cadastur, Legislação Turística, Instrumentos de Apoio e Linhas de Crédito, Turismo de Qualidade e Tendências de Mercado.

Uma expressiva parcela de empreendedores da cadeia produtiva do turismo da região Sul participou em Gurupi, da Jornada Técnica de Qualificação de Serviços Turísticos, evento que vem sendo realizado pela Adtur - Agência de Desenvolvimento do Turismo nos quatro polos do Estado. Bastante interessado nas orientações dos palestrantes sobre Cadastur, Legislação Turística, Instrumentos de Apoio e Linhas de Crédito, Turismo de Qualidade e Tendências de Mercado, um público em torno de 60 pessoas compareceu, resultando em cadastramento de sete empresas de equipamentos hoteleiros e alimentação e bebidas no programa Cadastur, do Ministério do Turismo.

 

Estão agora formalizados os hotéis de Gurupi “Veneza Plaza”, “Deville” e “Grande Hotel”, e a Churrascaria Décio. De Formoso do Araguaia o “Hotel Serra Dourada”; de Peixe, o “Enseada Clones Hotel” e de Lagoa da Confusão a “Pousada Gaivotas”. A presidente da Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico, Nazareth Martins, entregou o “Certificado Cadastur” aos representantes das empresas e incentivou os presentes a se adequarem aos critérios do SBClass- Sistema Brasileiro de Classificação dos Meios de Hospedagem, do Ministério do Turismo, que utiliza a simbologia de estrelas para diferenciar as categorias nos meios de hospedagem.

 

A presidente ainda nominou a cidade de Gurupi como “Eixo do receptivo do segmento Sol e Praia” e de “Turismo de Eventos e Negócios”, por sua localização estratégica como acesso a praias de grande porte como a Praia da Tartaruga, em Peixe. O hotel Veneza Plaza funciona há 28 anos e tem 52 apartamentos e dois centros de convenções. Vânia Santos, gerente do hotel, afirmou que o estado recebe visitantes diferenciados, conhecedores de receptivos qualificados e considera que deficiências no setor de mão de obra e a capacitação destes trabalhadores ainda existem.

 

A vice-presidente da Abrasel regional Telma Macedo é também gerente administrativa da churrascaria Décio, complexo que envolve diversos ramos de comércio. Diz que é “primordial que todos os empreendimentos estejam atentos as novidades do setor”, acompanhando a evolução disponibilizada nestas Jornadas Técnicas e aplicando em suas estruturas.

 

Cadastur

O programa Cadastur é desenvolvido no Tocantins pela Adtur e através de mobilização feita por seus técnicos conseguiu índices de cadastramento de empresas em julho e agosto, maiores que em todo o ano passado. Quem adere ao Cadastur adquire visibilidade em um mercado cada vez mais profissional, pois passa a compor banco de empresas através do site, que é fonte de consultas para quem busca serviços turísticos de qualidade.

 

Também passam a ter acesso a bancos oficiais, com linhas de crédito específicas para cada atividade. O Cadastur proporciona oportunidades de negócios e disponibiliza contatos com mercados nacionais e internacionais; participações em feiras e eventos e em Rodadas de Negócios, que são encontros entre fornecedores locais ou agentes de turismo receptivo e operadoras nacionais.

 

Inscrições para Jornada Técnica

As inscrições para a Jornada Técnica de Araguaína em 27 de novembro e em Caseara, em 11 de dezembro, estão abertas e podem ser feitas na própria Agência e em formulários acessados no site www.adtur.to.gov.br.

 

Público alvo

Prestadores de serviços turísticos: Meios de hospedagem, Bares e restaurantes, Guias de Turismo, Transportadoras de Turismo, Agências de Viagem,Bacharéis de Turismo,Organizadoras de Eventos e empresários do segmento.

 

(Da assessoria)

 

Comentários (0)