Maior árvore de Páscoa do Mundo é atração turística em Pomerode-SC

A árvore de Páscoa tem mais de 82 mil casquinhas de ovos naturais e recebeu o título do Guinness World Records

Pomerode está no Guinness World
Descrição: Pomerode está no Guinness World Crédito: Divulgação

Com dezoito metros de altura e 82.404 casquinhas de ovos naturais, a Osterbaum chama a atenção de quem passa por Pomerode durante o período da Páscoa. Montada por uma equipe de vinte pessoas, a maioria voluntária, a árvore de Páscoa que já é símbolo da Osterfest (festa da Páscoa) trouxe mais um título para a cidade mais alemã do Brasil: a maior árvore de Páscoa do mundo. Decorada com casquinhas de ovos naturais, o título foi divulgado pelo Guinness World Records, o livro dos recordes, na sexta-feira (17/3). Todo o processo foi acompanhado pelos juízes através de imagens, documentos e por testemunhas voluntárias que observaram todo o processo de montagem.

 

As casquinhas, todas de ovos naturais, foram arrecadadas ao longo do último ano pela comunidade e empresas locais, pintadas e preparadas por pomerodenses aposentados. Até então, o recorde pertencia à cidade de Rostock, na Alemanha, com 76.596 casquinhas. A 9ª Osterfest acontece entre os dias 16 de março e 16 de abril, com programação de quinta a domingo, no Centro Cultural de Pomerode. Além da Osterbaum, uma das principais atrações da festa é a visita à Osterhase (Casa do Coelho). Durante o evento haverá café colonial e área de alimentação típica alemã. Chopp artesanal, cucas tradicionais da região, amendoim de Páscoa, chocolates gourmet, artesanato de Páscoa e produtos coloniais da região são outras atrações. A entrada e gratuita.

 

No início de sua colonização, em meados do século 19, Pomerode fazia parte da Colônia de Blumenau, onde ocorre a Octoberfest, a maior festa do chopp fora da Alemanha. O início da colonização remonta ao ano de 1863, quando o imigrante João Fernando Luebke, sua esposa e as cinco filhas estabeleceram-se na localidade de Ribeirão Luebke, próximo à divisa do município de Blumenau. O nome Pomerode está ligado à origem de seus fundadores, imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), norte da Alemanha. O município tem hoje aproximadamente 30 mil habitantes. Fica distante 32 km de Blumenau, 88 km do Aeroporto Internacional de Navegantes, 80 km do parque Beto Carrero World, 170 km de Florianópolis e 194 km de Curitiba. A melhor forma de acesso é de carro próprio ou alugado. (Fonte: Oficina das Palavras Foto: divulgação)

 

Novos horários de vôos

A partir da segunda-feira (27/3) a LATAM terá novos horários de vôos de Palmas para Brasília, com saídas às 8h36 e 21h36. A GOL também se comprometeu a alterar os horários de partida da capital tocantinense para a capital federal para as 7 horas. Atualmente o vôo sai às 5h05. O anúncio aconteceu quinta-feira (23/3), em reunião do senador Vicentinho Alvesb, os deputados federais Carlos Gaguim, Josi Nunes, Lázaro Botelho e Vicentinho Júnior, o chefe da Representação do Governo do Tocantins em Brasília, Renato Assunção, e o advogado e consultor em direito aeronáutico, Georges Ferreira, com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, e representantes das empresas LATAM, GOL, AVIANCA e AZUL.

Comentários (0)