Mapa do Turismo do TO muda e agora estado tem 40 municípios com vocação turística

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano para fortalecer o setor de viagens

O novo mapa do turismo do Tocantins conta com 40 municípios. O estado incorporou quatro novos municípios à ferramenta e manteve 36 destinos da versão de 2016. O levantamento completo do Mapa do Turismo Brasileiro foi divulgado nesta quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo. Em todo o país, foram listados 3.285 municípios em 328 regiões turísticas, um crescimento exponencial em relação ao Mapa de 2016, quando foram registradas 2.175 cidades em 291 regiões. “O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, trabalhamos para que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram desenvolver o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.

 

A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita pelo MTur em parceria com órgãos oficiais de Turismo dos estados e municípios brasileiros e instâncias de governança regional. De acordo com o novo mapa, oito municípios do estado estão nas categorias A, B e C, que contemplam aqueles que concentram o fluxo de turistas domésticos e internacionais. Como exemplo, temos capital Palmas, Araguaína, Porto Nacional e Gurupi.  Os demais 32 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

 

Confira os municípios que fazem parte do Mapa do Turismo de Tocantins, por regiões: Bico do Papagaio – Ananás, Araguatins, itaguatins, Praia Norte Sampaio, Tocantininópolis (D) e São Sebastião do Tocantins (E). Encantos do Jalapão – Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins (D) e Novo Acordo (E). Ilha do Bananal – Gurupi (C), Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Peixe (D). Lagos e Praias do Cantão – Araguacema, Caseara e Pium (D). Serras e Lago – Palmas (A), Porto Nacional e Paraíso do Tocantins (C), Brejinho de Nazaré e Monte do Carmo (D) e Lajeado (E). Serras Gerais – Dianópolis (C), Almas, Arraias, Paranã e Taguatinga (D), Aurora do Tocantins e Rio da Conceição (E). Vale dos Grandes Rios – Araguaína (B), Guaraí e Pedro Afonso (C), Araguanã, Filadélfia, Itacajá e Xambiá (D), e Pau D´Árco (E). 

 

(Com informações da Agência de Notícias do Turismo)

 

Gosta de vinho?

 

Em Garibaldi, capital brasileira do espumante, encontra-se a cave mais antiga do Brasil, na Vinícola Peterlongo. A construção da cave teve início em 1910, inspirada nos moldes das caves francesas. Por ser de basalto, a temperatura ambiente é constante, de 12ºC a 14ºC garantindo uma bebida de altíssima qualidade e de características únicas e especiais. Vale a pena conhecer e degustar.

Comentários (0)