Mesmo com fim de temporada, Praia da Gaivota recebe turistas até setembro

O período oficial de Temporada de Praias terminou mas até setembro o atrativo pode ser frequentado, sem o conforto do projeto grandioso, mas permitindo que os visitantes montem seus acampamentos

Praia da Gaivota
Descrição: Praia da Gaivota

Araguacema, a mais completa cidade turística do Tocantins, faz hoje 202 anos de fundação e comemora com gala a idade, junto com turistas e araguacemenses. E tem motivos para estar feliz a prefeita Isabella Simas, que encerrou neste final de semana a Temporada de Praias 2014, institucionalizada na Praia da Gaivota, segundo ela registrando a presença de mais de 80 mil visitantes, superando a marca do ano passado. Mantendo a excelência dos projetos anteriores, sua mais famosa praia ofereceu a beleza magnífica da grande extensão de  areias brancas e a transparência e mornitude das águas do rio Araguaia para deleite dos frequentadores constantes e dos novos apaixonados.

 

O período oficial de Temporada de Praias terminou mas até setembro o atrativo pode ser frequentado, sem o conforto do projeto grandioso, mas permitindo que os visitantes montem seus acampamentos como escolherem e sempre contando com apoio de barqueiros e dos estabelecimentos da cidade. Apenas devendo levar iluminação porque a atual será desativada mas ainda permanecendo a rede de água potável e a estrutura do Centro de Atendimento ao Turista, em frente à praia, com todas as informações aos visitantes.

 

Reformada e ampliada, a Orla da avenida Beira Rio já é por si só um cartão postal, concentrando mirantes, jardins, restaurantes e pousadas, além de comércio informal de adereços de praia. Um público excepcional veio assistir apresentações musicais de bandas nacionais como a Babado Novo, Kuarto de Empregada e Selva Branca, da Bahia, que tocou na sexta-feira, dia 25, pela primeira vez no Tocantins, introduzindo seu estilo. No sábado pisaram o grande palco as bandas ZoomBoxx e de Eduardo Melo, animando os turistas para a presença da ex-BB Cacau, que apresentou o concurso Miss Veraneio, elegendo Letícia Queiroz de Matos a vencedora.

 

A praia da Gaivota e sua Temporada de lazer são aguardados por pequenos empresários que se deslocam de outros estados como Wagner Gama de Souza, que trabalha com brinquedos infantis, como o Tobogã e o futebol de sabão. Cobrando 5 reais por 10 minutos de subidas e descidas até a água e até 300 pessoas pagantes, volta a Goiânia, em Goiás, com a renda mensal acrescida e a satisfação garantida.

Ganharam a turista de Dois Irmãos Sulamita de Souza que veraneou todos os finais de semana em casa alugada por ela e parentes; o artesão de Goiânia Galileu Viana, que vem há 5 anos à praia da Gaivota com estande de bijuterias, e onde também trabalha com tatuagens, ao preço de 50 reais. Duas associações de barqueiros estavam a postos de dia e de noite, com passagens ao preço de 5 reais ida e volta; o vendedor de crepes Hércules Morais, 17 anos vendeu até 300 delícias por semana a 3 reais a unidade. E os 20 barraqueiros alojados na praia também com motivos para comemorar mas sem descanso já que se deslocam para a Romaria do Senhor do Bonfim, no município, de 6 a 15 de agosto próximo.

 

Hotéis e pousadas com todos os finais de semana sem vagas e com preços inflacionados em até 50%, deram grande impulso aos empresários. Também aos comerciantes que estocaram seus produtos mas não tiveram prejuízos. Para que a economia da comunidade recebesse esta força, a prefeita Isabella reuniu os segmentos diretamente ligados ao setor turístico no dia 06 de junho e discutiu o projeto da Temporada de Praia com todos. E ela assegura que os ganhos financeiros superaram os possíveis percalços.

 

O Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR) conveniou com a prefeitura de Araguacema o repasse de 120 mil reais para aplicação em locação de tendas, palco e iluminação, sanitários e demais itens de estruturação da praia. Este recurso foi normatizado através de Portaria que ordenou os atrativos de nível A, considerando o fluxo turístico. A ADTUR realizou também Dianóstico em todas as praias, relacionando os pontos positivos e negativos dos projetos, devendo apresentar ao final a todas as comunidades, os resultados para que no próximo ano sejam corrigidos e melhorados e tragam mais satisfação aos visitantes.

 

 

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