Ministério do Turismo e Sebrae premiam Mateiros por atendimento ao turista

O município de Mateiros, na região do Jalapão, foi premiado pelo Ministério do Turismo e Sebrae por ter obtido um dos maiores índices de competitividade no turismo, entre 65 destinos monitorados pelo Ministério. A entrega da premiação aconteceu dura

A cidade de Mateiros, localizada na região do Jalapão, recebeu um prêmio do Ministério do Turismo e do Serviço de Apoio à Pequena Empresa (Sebrae), por ter obtido as maiores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional, tomando como base levantamento feito em 2011.

O indicador mede o estágio de desenvolvimento dos principais destinos turísticos brasileiros. O prêmio foi entregue durante o Festival Internacional de Turismo Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná.

No total, foram contempladas 13 capitais e 11 não capitais avaliadas nas 13 dimensões pesquisadas. O município do Jalapão foi destaque na modalidade “economia local”.

Ações do Governo

De acordo com a Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), o prêmio é um reflexo positivo do esforço do Governo do Estado que vem realizando varias ações visando a promoção, qualificação, ordenamento e estruturação das atividades do turismo no Estado.

Entre as ações estão pesquisas de demanda turística e o ordenamento do fluxo de visitação realizado periodicamente na Cachoeira da Velha e Prainha, e o apoio ao Roteiro Cinematográfico, que contempla não só a região do Jalapão como o Cantão, dando ao Estado destaque nacional, como foi o caso de Mateiros.

O Índice de Competitividade é apurado anualmente, desde 2008, em pesquisas de campo realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, priorizados pelo MTur.

Um dos objetivos do estudo é produzir uma série histórica para avaliação da competitividade de destinos, fornecendo informações que podem subsidiar o planejamento estratégico da atividade turística e monitorar a evolução da atividade nos destinos e no País.

Melhorias no atendimento

 Nos últimos anos o município de Mateiros desenvolveu projetos de capacitação dos moradores para receber os turistas e o apoio do comitê gestor à cidade e da prefeitura municipal, o número de hotéis em Mateiros praticamente dobrou (hoje já são 12 instalações de qualidade no município).

 Internet e celular

Graças aos esforços do Governo do Estado e parceiros a internet banda larga finalmente chegou à região e agora os moradores também passaram a contar com maior cobertura da telefonia móvel. Esses foram os principais fatores que contaram pontos para Mateiros.

Comentários (0)