Ministério do Turismo incentiva a realização de festas juninas pelo país

Neste ano o Ministério do Turismo abriu edital para apoio a festas juninas em todas as regiões do país

Arraiá da Capital
Descrição: Arraiá da Capital Crédito: Fotos: Antônio Gonçalves
Tradicional festa junina em Palmas-TO

A temporada de festas juninas está chegando e os municípios brasileiros que se destacam na realização do evento estão se preparando com esmero. Este ano o Ministério do Turismo abriu edital para apoio a festas juninas, que, a princípio, contemplaria uma cidade de cada região do país. Mas como a região Sul não apresentou nenhum projeto, foi selecionado um município de outra região com melhor classificação. As cidades selecionadas são: Bragança (Pará), São Luis (Maranhão), Campina Grande (Paraíba), Belo Horizonte (Minas Gerais) e Corumbá (Mato Grosso do Sul). Outras cidades não contempladas pelo edital, como Caruaru (Pernambuco), situada a 153 km de Recife, e Palmas, capital do Tocantins, também se destacam durante os festejos juninos.

 

Bragança, a cidade da região norte contemplada pelo edital do Ministério do Turismo, realizará este ano o seu XXIX Festival Junino. Como já é de costume, a Casa do Xote, a Casa Caeteuara e a Casa da Farinha permanecerão no cronograma da prefeitura, ao lado de dezenas de barracas de comidas típicas. Durante o festiva haverá apresentações de quadrilhas juninas locais. São Luis do Maranhão, outra contemplada, tem nas festas juninas um forte componente cultural, com destaque para as apresentações do Bumba-meu-boi ou Boi-Bumbá, que envolve toda a comunidade da capital. Esta tradição também se espalha por todo o interior do estado, atraindo milhares de turistas durante a temporada.

 

Campina Grande, na Paraíba, foi a outra cidade nordestina contemplada pelo edital do MinTur. O município disputa com a visinha Caruarau, em Pernambuco, que realiza a melhor festa junina. Campina Grande diz que faz o “Maior São João do Mundo” e Caruara se autodenomina “Capital do Forró”. Ambos levam shows de artistas nacionais para animar a temporada. O Arraial de Belô, nome dado à festa em Belo Horizonte, município do Sudeste contemplado pelo edital, cresceu, apareceu e passa a chamar Arraial de Belo Horizonte a partir deste ano. A festa, antes realizada praticamente na região sul da cidade, objetiva agora envolver as diversas regionais da capital mineira. Corumbá, a cidade do Centro Oeste contemplada, realiza tradicionalmente o Arraial do Banho de São João, que envolve toda a comunidade local.

 

Turismo interno

Uma cavalhada em meio ao vai e vem de viajantes no aeroporto de Confins (MG), uma festa alemã no aeroporto de Recife (PE) e uma apresentação do Boi Bumbá no aeroporto de Congonhas (SP). A movimentação de artistas com roupas típicas ao som de músicas regionais chamou a atenção de turistas em cinco aeroportos do Brasil. A ação faz parte de uma campanha do Ministério do Turismo para estimular o brasileiro a viajar mais pelo próprio país para aproveitar as festas regionais.

 

Comentários (0)