Ministro do Turismo faz tour pelo Lago e garante apoio para projeto na Orla

Ministro do Turismo, Vinícius Nobre Lages fez um passeio turístico pelo Lago do Lajeado no final da tarde de ontem acompanhado da senadora Kátia Abreu, da diretoria do Sebrae e de jornalistas...

Ministro do Turismo visita Lago com Kátia Abreu
Descrição: Ministro do Turismo visita Lago com Kátia Abreu Crédito: Lourenço Bonifácio

O ministro do Turismo, Vinícius Nobre Lages chegou à Palmas no final da tarde de ontem, quinta-feira, 14, para cumprir agenda na manhã desta sexta-feira, 15, no Bonfim.

 

Atendendo convite da Senadora Kátia Abreu(PMDB), que liberou R$ 1, 5 mi em apoio à infra-estrutura que atende à festa religiosa, o ministro disse ao T1 Notícias que acredita no turismo religioso como um viés a ser fortalecido em todo o Brasil. “Estamos apoiando esta iniciativa e eu vim conhecer de perto o Bonfim e os festejos que queremos apoiar mais e mais”, disse.

 

Ao fazer um passeio pelo Lago da UHE do Lajeado, num tour promovido pela Senadora e acompanhado pdela diretoria do Sebrae e por jornalistas da capital, o ministro do Turismo ouviu dela o pedido para que o Ministério do Turismo apoie a construção de uma estrutura para bares, restaurantes e quiosques, num grande deck às margens da Graciosa, à exemplo do que existe em Belém.

 

O projeto, que já foi licitado à época em que o consultor Omar Henneman esteve à frente da Adtur, contou com apoio do ministério. Lages ficou entusiasmado com a idéia: “vamos apoiar sim. A construção pode ser feita em módulos”, disse ele à senadora.

 

No Bonfim

 

Acompanhado da superintendente do Sebrae Márcia Rodrigues, dos diretores Mila Jaber e Jarbas Meurer, e do presidente da Faciete, Pedro Ferreira, o ministro fez a volta pelo lago até além da ponte Fernando Henrique Cardoso, que está às escuras.

 

Na manhã desta sexta-feira, Lages foi ao Bonfim para participar da Missa em Ação de Graças, ao lado da senadora Kátia Abreu. A visita do ministro acontece logo após o empenho de recursos da ordem de R$ 1,5 milhão, no Ministério do Turismo, para pavimentação da via de acesso ao Santuário do Senhor do Bonfim. O pedido foi feito pela senadora Kátia Abreu diretamente à presidente Dilma Rousseff, em audiência no Palácio do Planalto no último dia 7 de maio.

 

As ações para melhoria da infraestrutura aos romeiros seguem planejamento da senadora Kátia Abreu que, por intermédio do Senar/FAET e com o apoio do Sebrae, realizou um diagnóstico socioeconômico, no início deste ano, para detectar os principais problemas daquela tradicional festa religiosa, assim como para identificar o perfil dos romeiros que frequentam o evento.

 

Além disso, desde o ano passado, o sistema Senar/FAET, com o apoio do Sebrae,  instalou dois pontos de apoio ao romeiro entre Natividade e o Povoado do Bonfim. O primeiro no Km 07 e o segundo no Km 17. Ambos dispõem de banheiros, enfermeiros e fornecem apoio aos romeiros durante o dia e a noite.

 

(Com informações da assessoria)

Comentários (0)