Miracaxi atrai mais de 41 mil foliões em Miracema

A consagração do Turismo em Miracema não se deve apenas ao carnaval fora de época. Especialmente no verão, a atividade ganha impulso pela oferta do lazer nas varias praias

Miracaxi aconteceu no último fim de semana
Descrição: Miracaxi aconteceu no último fim de semana Crédito: Ascom

A cada veraneio a primeira capital do Tocantins, Miracema do Tocantins – localizada a 78 quilômetros de Palmas - recebe turistas tocantinenses e de outros estados em busca de sol, praia e diversão. Essa combinação de atrativos é concretizada com as diversas opções de  praias formadas pelo rio Tocantins e por um evento: o Miracaxi, uma das maiores micaretas a Região Norte. Realizada  no último fim de semana, sua 14ª edição reuniu mais de 41 mil foliões, dentre habitantes e turistas.

 

Famoso pelo cardápio de bandas, o Miracaxi 2014 atraiu público durante o período de 18 a 20 último. Dentre elas, a É Dipherente, Jamil, Saia Rodada, Kuarto de Empregada, Luxúria e Balagandaia. Ao som de axé e de outros rítimos, a multidão acompanhou dois trios elétricos que garantiram a empolgação. “Foi um sucesso de público”, avaliou a prefeita de Miracema, Mágda Borba, acrescentando: “O Miracaxi movimenta a economia de Miracema e também da região. Além disto, já estamos consagrados como roteiro turístico do Tocantins durante o mês de julho”. 

 

Praias

A consagração do Turismo em Miracema não se deve apenas ao carnaval fora de época. Especialmente no verão, a atividade ganha impulso pela oferta do lazer em volta ao rio Tocantins, apreciado nas variadas opções de praias. A mais próxima da Cidade é a Mirassol. Seu diferencial está na possibilidade de o frequentador curtir o sol dentro da água. Isso mesmo! No veraneio as águas do rio baixam e mesas e cadeiras são colocadas dentro da água. “Muito bom isso da gente poder ficar direto dentro da água. Cura até a ressaca do show da noite anterior”, atestou o estudante Breno Vinícius.

 

Aos amantes da natureza e aos que gostam de mais tranquilidade, a opção é contratar uma voadeira e fazer um passeio rio acima em busca de praias semi ou, até mesmo, desertas. Principalmente se for durante a semana. O ideal é ir até próximo ao Funil, local onde o rio Tocantins se estreita, chegando a uma largura de aproximadamente 70 metros, por onde todo o volume de água tem que passar, provocando a formação de enormes redemoinhos. Apesar de perigosa, as proximidades dele são apreciadas pelos amantes da pesca, devido a possibilidade de fisgar peixes grandes e bons de briga, a exemplo do Jaú.

 

Antes de chegar ao Funil – em percurso que pode ser feito em torno de 40 minutos - outros dois atrativos são recomendados: a praia do Juarão e o Paredão. De propriedade particular, para ficar por muito tempo na primeira, é aconselhável um contato prévio com o proprietário de mesmo nome. Resultado da formação de rochas vulcânicas, a praia do Paredão é outro atrativo cinematográfico. Em frente a ele, costuma formar uma pequena ilha, onde é possível parar para um banho nas águas verde-cristalinas do Tocantins. Durante o passeio é possível avistar o pato mergulhão, garças, peixes e, com um pouco de sorte, botos e tartarugas.

 

Comentários (0)