Missão que avalia potencial turístico do Tocantins percorre atrativos do Jalapão

Nesta sexta-feira, dia 8, a Missão de Avaliação do Prodetur tem reunião na secretaria da Fazenda para o fechamento dos trabalhos.

Equipe visitou pontos turísticos no Jalapão
Descrição: Equipe visitou pontos turísticos no Jalapão Crédito: Emerson Silva/Adtur

“Uma estrada indutora do desenvolvimento do Jalapão”, afirmou Bruno Nadalutti, executivo do setor público do escritório da CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina no Brasil, e participante da Missão de Avaliação do Prodetur que encontra-se no Tocantins esta semana. Os técnicos estiveram nos últimos dois dias no Jalapão, percorrendo a área e atrativos e, principalmente, analisando in loco a viabilidade de continuidade de construção da TO-030, trecho Novo Acordo a São Félix. A implantação da rodovia é a principal obra do Programa de Desenvolvimento do Turismo-Prodetur, financiamento pleiteado pelo Governo do Estado num total de U$ 120 milhões.

 

Os executivos foram acompanhados pela presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico-Adtur, Adriana Ramos, vice-governador Tom Lyra, o presidente do Prodivino, Isamar Ribeiro e engenheiros da Agência de Transportes e Máquinas. Também na comitiva a responsável pelo Prodetur no Tocantins, geógrafa Maria Antonia Valadares e o Assessor Jurídico do Prodetur, Paulo Leniman e do turismólogo do Naturatins, Marcelo Henrique Rodrigues.

 

A pavimentação asfáltica da TO 030 deve ser o marco impulsionador do fluxo turístico e econômico do Jalapão, diz a presidente Adriana Ramos, facilitando o transporte e acesso às comunidades locais e viabilizando o ordenamento do Pólo Turístico. Quem acreditou no sucesso do turismo no Jalapão já está tendo retorno como o empresário Lúcio Flavo Marini, que está inaugurando em breve o “Ecolodge Catedral do Jalapão”, construído nos moldes de safári ecológico internacional; e o dono do camping e restaurante “Beira da Mata”, Emivaldo Rufo, em Mateiros, ambientado em área ambientalmente correta e já operando com agências de turismo parceiras. A presidente da Adtur considerou muito importante a presença de empresários da “Reaja Jalapão”-Rede de Empresários de Turismo no Jalapão, que se deslocaram para interagir com a Missão.

 

O prefeito de São Félix Marlon Rodrigues acompanhou a expedição em todo o trajeto a partir de Novo Acordo e levou a Missão de Avaliação do Prodetur a conhecer o local onde vai ser implantado o Parque Ecológico do Alecrim, com construção da Orla às margens do rio Novo e o Fervedouro do Alecrim, que receberá acesso padronizado. Os dois atrativos estão na relação de obras de infraestrutura turística e de equipamentos no Prodetur referente ao Jalapão, além do acesso às Dunas, do projeto de ecoturismo de base comunitária nas comunidades quilombolas do Prata e Mumbuca. Também contempladas a sinalização indicativa e turística, o Programa de Qualificação dos empreendimentos e serviços turísticos.

 

O presidente do Naturatins, Stalin Bucar, recepcionou os executivos e representantes do Governo no Centro de Atendimento ao Turista,em Mateiros. Sua equipe apresentou videodocumentário sobre Unidades de Conservação no Jalapão e sobre a Rede Jalapão, que fomenta o empreendedorismo regional com artigos nativos. O Naturatins, a Semades, o Prodivino, Agetrans, Secretarias da Fazenda, de Representação do Governo em Brasília, de Planejamento e Modernização da Gestão Pública são órgãos governamentais diretamente ligadas ao Prodetur.

 

Nesta sexta-feira, dia 8, a Missão de Avaliação do Prodetur tem reunião na secretaria da Fazenda para o fechamento dos trabalhos. Na opinião de Bruno Nadalutti, está tudo correndo de maneira positiva, dentro de parâmetros normais. E acrescenta: “a CAF tem como foco apoiar projetos de desenvolvimento, com juros de financiamento competitivos e o Prodetur Tocantins está de acordo com as prioridades do Estado”. Reforçando o potencial do Turismo estadual, Nadalutti enfatiza: “O Jalapão é um dos destinos mais importantes do Brasil e com o potencial do Deserto de São Pedro de Atacama, no Chile”.

 

Equipe CAF

Victor Rico - Diretor Representante do Escritório da CAF no Brasil

Bruno Nadalutti - Executivo Setor Público do Escritório da CAF no Brasil

SintiaYanes- Executiva Principal Meio Ambiente

Julian Suarez – Executivo Principal Projetos Região Sul

Santiago Caballero - Executivo Projetos Região Sul

Monica Lopez Valiente-Executiva especialista em estradas

 

Comentários (0)