Oktoberfest e Festival do Camarão são atrações de outubro em Santa Catarina

A 34ª Oktoberfest, que acontece até o dia 22, é uma realização da Prefeitura Municipal de Blumenau

Oktoberfest de Blumenau está na 34ª edição
Descrição: Oktoberfest de Blumenau está na 34ª edição Crédito: Divulgação

Oktoberfest de Blumenau, Santa Catarina, agora em sua 34ª edição, se transformou na maior festa do chopp fora da Alemanha. Todos os anos a festa atrai milhares de turistas para o estado. Outra atração que também está se firmando em Santa Catarina é o Festival do Camarão de Porto Belo, em sua 4ª edição. Na noite de quarta-feira, dia 4, foi declarada aberta a 34ª edição da Oktoberfest. Logo no primeiro dia do evento, mais de 25 mil pessoas prestigiaram as atrações da maior festa alemã das Américas no Parque Vila Germânica. Mais uma vez, a sangria do primeiro barril de chope aconteceu no palco do Eisenbahn Biergarten, por volta das 22h30. Como prossegue até o dia 22, ainda dá tempo para aproveitar o feriadão da próxima semana.

 

A cerimônia iniciou com o tradicional cortejo dos monges produtores de cerveja. Trazendo tochas e bandeiras, eles conduziram o caneco da Oktoberfest até o palco, entregando o ícone à rainha da festa, Bruna Ponchielli. Todos os anos, durante a abertura, ele é retirado da chamada “Krugplatz”, ou Praça do Caneco, para onde é devolvido somente ao final dos festejos. A 34ª Oktoberfest, que acontece até o dia 22, é uma realização da Prefeitura Municipal de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. Durante os 19 dias de sua realização são consumidos milhares de litros de chopp e cerveja e toneladas de alimentos típicos alemães.

 

Já o 4º Festival do Camarão de Porto Belo, que acontece de 13 a 15 de outubro, mais do que boa gastronomia e um clima agradável para aproveitar com a família, contará com shows e diversas atrações musicais. Um dos destaques será a dupla Jeann & Júlio, referência nacional na música sertaneja atual. A programação do festival terá também bandas locais, espetáculos de dança, teatro e shows tradicionais ligados à cultura açoriana como a “Dona Maricotinha”, personagem popular do Litoral catarinense, que leva os costumes e hábitos da região de uma maneira descontraída e irreverente. Todos os shows serão gratuitos, realizados durante o Festival na Praça da Bandeira Prefeito Mário José Serpa, no Centro.

 

Turismo religioso

 

O Brasil está prestes a receber um importante aliado na comercialização de pacotes de viagem para destinos de turismo religioso. Em reunião com representantes da Opera Romana Pellegrinaggi, maior operadora de viagens do segmento no mundo, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, conseguiu abrir um canal de negociação entre os executivos italianos e brasileiros. O próximo passo é a elaboração de roteiros amplos que contemplem destinos religiosos e outros atrativos já consolidados.

 

Comentários (0)