Paris cria um novo ícone cultural no meio do Sena

La Seine Musicale tem auditório, sala para 6.000 pessoas, lojas, jardins e muito mais

Crédito: Da Web

Um novo ícone cultural e arquitetônico será adicionado no dia 22 de abril deste ano a muitos outros que Paris oferece. Trata-se de um revolucionário projeto que aproveita a Ilha de Seguin, a oeste a cidade, não muito distante da Torre Eiffel, para criar uma autêntica cidade da música, com 35.000 metros quadrados de área, auditório com 1.150 assentos, o qual se dedicará principalmente à música clássica, uma grande sala polivalente com capacidade para 4.000 pessoas sentadas ou 6.000 de pé, um estúdio de gravação, espaços para empresas, lojas e um grande jardim de 7.200 metros quadrados. O arquiteto japonês Shigeru Ban e o francês Jean de Gastines desenharam um revolucionário projeto, sobre os antigos terrenos que ocupava uma fábrica da Renault. Todo o planejamento urbano da ilha foi desenhado por Jean Nouvel.

 

A entrada do complexo está ornamentada por uma monumental porta de cristal, modelo único no mundo por seu tamanho, com 10 metros de largura, 10,5 metros de altura e peso de 5 toneladas. O interior é igualmente atraente: branco e cinza dominam desde o solo até o teto. Suas curvas se ajustam à forma de ponta da ilha e jogam com os reflexos na água. Uma grande vela decorada com mais de 1.000 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos gira em torno da cúpula seguindo o curso do sol. Todo esse complexo será o novo símbolo da entrada oeste de Paris, refletindo a ambição cultural de La Seine Musicale e sua aposta em se tornar parte de um futuro ecológico.  

Trata-se criar e desenvolver espaços para concertos, exposições, instalações permanentes ou temporárias, eventos desportivos ou passeios culturais, jogos para crianças, restaurantes, lojas relacionadas com a arte e a cultura. Algo acessível e de qualidade ao mesmo tempo: uma oferta artística, de lazer e bem estar criado pela iniciativa pública que se renova constantemente. Os visitantes podem sair dos terraços, passear pelos corredores e vagar pela grande entrada de 1.700 m2, com bares, lojas relacionadas com a música e exposições culturais renovadas regularmente. Em harmonia com seu entorno natural, La Seine Musical é respeitosa com o meio ambiente, e seu compromisso tem sido validade por vários selos emitidos por organismos e de certificação independentes. É também um edifício útil que promove o acesso universal à música.

 

Programação

Antes mesmo da inauguração oficial, no dia 19 de abril haverá o concerto de Pick’O’Rama, para crianças a partir de 6 anos e familiares. No dia 21 haverá um único concerto de Bob Dilan, dentro de sua grande excursão por quatro continentes. No sábado, 22, a inauguração oficial será com um concerto da Orquestra Insula, sob a regência de Laurence Equibey, com obras de Mozart, Weber, Beethoven, interpretadas por grandes artistas franceses. (Com informações da Open Comunicacion - www.opencomunicacion.com)

Comentários (0)