Praia da Raposa é conhecida como uma das mais badaladas do estado

Distante 286 quilômetros de Palmas, a Praia da Raposa, no Rio Tocantins, é uma das mais estruturadas o estado

Praia da Raposa, em Tupiratins
Descrição: Praia da Raposa, em Tupiratins Crédito: Divulgação

Continuando nosso giro pelas praias do Tocantins, estacionamos este final de semana na Praia da Raposa, em Tupiratins. Distante 286 quilômetros de Palmas, a Praia da Raposa, no Rio Tocantins, é uma das mais estruturadas o estado. Este ano a temporada promete muito, com as barracas de aluguel já praticamente lotadas logo no primeiro final de semana das férias de julho. Um palco central, ladeado pelas barracas de alimentação e serviços domina a paisagem da ilha. Este ano shows variados prometem agitar os turistas. O mais esperado deles é da banda de forró Calcinha Preta, previsto para o dia 22 de julho. Naquele final de semana a prefeitura de Tupirantins, organizadora e mantenedora da praia, espera um público de 25 mil pessoas.

 

O prefeito da cidade, Weltmann Veloso, informou que foram gastos em torno de 500 mil reais na estrutura da praia e na contratação dos shows. E arrecadação com aluguel de barracas e cobrança da energia fica por volta de 50 mil reais. “Mas vale o investimento, em parceria com o Governo do Estado e emendas parlamentares, porque proporcionamos à população da cidade e região momentos inesquecíveis de lazer e movimentamos a economia local”, ponderou o prefeito. Além do palco central, 16 barracas de alimentação e serviços, 80 barracas de acampamento para atender os turistas (incluindo as construídas por famílias que passam mês inteiro na praia) e oito banheiros (quatro femininos e quatro masculinos) formam a estrutura Praia da Raposa. A energia elétrica vem da rede que abastece o município.

 

O acesso à praia é fácil a partir de Palmas, capital do estado, sempre por rodovia asfaltada. De Palmas segue pela rodovia TO-010, que passa por Lajeado e Miracema do Tocantins, até a BR-153, em Miranorte. Segue pela BR-153 até o entroncamento da TO-239, que dá acesso a Tupiratins, quatro quilômetros, à direita, depois de Presidente Kennedy. Para quem não deseja acampar na Praia da Raposa, Tupirantins oferece o conforto de três pousadas com ar condicionado, televisão e internet de rede telefônica local. Vários supermercados, a preços acessíveis, abastecem a cidade. Para quem deseja tranquilidade (até quinta-feira), a Praia da Raposa é, sem dúvida, uma boa opção para esta temporada de rio no Estado do Tocantins.

 

Araguaia

Na próxima edição visitaremos o outro rio federal que corta o Tocantins, o Araguaia. Muitas praias paradisíacas estão prontas para receber o turista este ano, como Araguacema, Araguanã, Garimpinho e Araguatins. A natureza exuberante do interior do Brasil, no Tocantins, está pronta para proporcionar momentos de lazer para quem deseja diversão e tranquilidade ao mesmo tempo.

Comentários (0)