Praia da Santa recebe cerca de 5 mil pessoas por fim de semana durante temporada

São esperados, como em todos os finais de semana da Temporada de Praias, em torno de 5 mil visitantes, o que dá como resultado um fluxo turístico variando entre 20 a 30 mil pessoas

Praia da Santa, em Tocantinópolis
Descrição: Praia da Santa, em Tocantinópolis Crédito: Ascom

A Praia da Santa, em Tocantinópolis, faz a alegria dos moradores da cidade e da vizinha Porto Franco, no Maranhão, além de grupos que se deslocam de outros estados. Este recanto privilegiado pela natureza é abençoado por Nossa Senhora dos Navegantes, que tem seu pedestal com estátua incrustados no centro da ilha, avistada de longe e já trazendo aos visitantes sensações de paz e confraternização. 

 

A travessia para este capricho de areias bem alvas é feita em voadeiras e em barquinhos nostálgicos, com modelos antigos pintados em cores vibrantes, transportando os visitantes à praia com muita tranquilidade e sonolência, sem nenhuma pressa. Pagando, é claro, R$ 2,50 por trecho.

 

Com certeza, este é um dos melhores projetos da Temporada de Praias 2014 no Tocantins. Bem distribuídas na área são 12 barracas de alimentação e 13 bares que estarão atendendo até dia 10 de agosto. Nada de lixo espalhado, a coleta é seletiva e bem visível até na área de acampamento, bastante solicitada. Chama a atenção a sinalização para os banhistas, bem acompanhados por equipe de salvamento. 

 

Outro ponto positivo é a presença da Polícia Militar, estrategicamente apoiada por estande e fazendo ronda, com bastante frequência, entre os visitantes. A comunicação visual distribuída pelo Governo do Estado a todos os projetos praianos, padronizou e orientou os presentes e deu ares de modernidade gráfica ao layout. 

 

Por entre os guarda-sóis coloridos, desfila o vendedor ambulante Amaury Coelho, morador de Palmas mas fazendo seu comércio durante toda a Temporada em Tocantinópolis. E bem feliz com as vendas que também incluem chapéus praianos, com preços razoáveis de 5 a 15 reais, que já fizeram dobrar o capital de 1.500 reais aplicados. “Aqui é meu lugar”, diz, sorriso aberto e disposição maior ainda.

 

A cada final de semana, a Praia da Santa renova suas atrações. Para o próximo, são muitas apresentações que vão comemorar também os 167 anos da cidade de Tocantinópolis. No dia 25 de julho, na Praia da Santa, Lual da Praia; durante todo o dia a banda Tom de Alerta está no palco da praia; a Banda Java se apresenta dia 26, na Orla e Banda “Calcinha Preta” faz o povo brincar e rebolar dia 27 de julho, também na Orla. A segunda-feira, feriado, tem a Banda Dimensão e Grupo Ousadia fechando as festas.Também acontecem as finais dos Jogos de Verão, corrida de canoagem e competição de canoas.

 

São esperados, como em todos os finais de semana da Temporada de Praias, em torno de 5 mil visitantes, o que dá como resultado um fluxo turístico variando entre 20 a 30 mil pessoas, dependendo da atração musical. Para satisfação do empresário Edilson Mendes, que reside em Goiânia-GO e vem há 15 anos para a temporada de lazer em Tocantinópolis. Com a família e amigos, coloca a tranquilidade e a paz da praia como maior atrativo. E elogia o povo, “muito hospitaleiro”, ressaltando também a boa música oferecida aos visitantes. Indo à praia todos os dias, o comerciante gasta sempre na faixa de 150 reais em uma tarde de comedorias e bebidas.

 

Comentários (0)