Praia da Tartaruga, em Peixe, promete temporada animada este ano no Tocantins

A Praia da Tartaruga é uma das melhores do estado e oferece, de quebra, a atração do Arquipélago do Tropeço, com 366 ilhas

Praia da Tartaruga é uma das melhores do estado
Descrição: Praia da Tartaruga é uma das melhores do estado Crédito: Da Web

Este ano, a temporada da Praia da Tartaruga, em Peixe, a 286 Km da capital do Tocantins, Palmas, está sendo organizada pelas associações de barraqueiros e barqueiros da cidade. Mesmo com o apoio mais reduzido da prefeitura, a temporada promete ser uma das mais animadas do Tocantins em 2017. Um dos tradicionais acampamentos de praia do estado, este ano deixará o Araguaia para se instalar na Praia da Tartaruga. Os organizadores prometem uma grande estrutura, com local de camping de 1.500 metros quadrados e um local para realização das festas, com palco 360º, lounges, decoração e festas temáticas para quinhentas pessoas. O tradicional acampamento acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de julho.

 

A Praia da Tartaruga é uma das melhores do estado e oferece, de quebra, a atração do Arquipélago do Tropeço, com 366 ilhas, sendo o 3º maior arquipélago fluvial do mundo. Local próprio para a pesca esportiva. Na região é possível pescar o tucunaré azul, encontrado em poucos locais do país. Os organizadores esperam a visita de mais de 100 mil turistas durante a temporada e estimam uma movimentação de 3 milhões de reais até o dia 30 de julho, previsto para o término do evento. A travessia do rio é feita através de canoas e a estrutura da Praia da Tartaruga oferece área de lazer, área de camping, praça de alimentação, banheiros, coleta seletiva de lixo na cidade e na praia e shows musicais.

 

Avaliada pelos turistas como uma das melhores do estado, a Praia da Tartaruga possui águas tépidas e transparentes e 225 metros quadrados de areia branca. O local é próprio para banho e práticas esportivas aquáticas. A cidade de Peixe carrega a influência dos colonizadores à procura de ouro, que deixaram costumes, lendas e tradições que marcam a comunidade. Reza a lenda que o nome da cidade surgiu a partir de uma grande no rio Tocantins, que atingiu uma grande lagoa a 2 km do então povoado. Com a baixa das águas, um peixe de tamanho nunca visto na região ficou preso no fundo da lagoa. Mas o que atrai o turista para Peixe são as belas praias e ilhas do rio Tocantins.

 

Serviço

O acesso a Peixe, a partir da capital do estado, Palmas, é feito pela TO-050, até Porto Nacional. Daí, segue pela rodovia TO-070 até Aliança do Tocantins , passando por Brejinho de Nazaré. O trecho entre Porto e Brejinho encontra-se com uma parte em péssimas condições de tráfego. De Aliança do Tocantins segue pela BR 153 até Gurupi, que fica a 74 Km de Peixe, pela rodovia TO 220. Para ter acesso à praia, o turista paga 10 reais de estacionamento no cais da cidade e 10 reais, por pessoa, para travessia, de segunda a quinta-feira, 12 reais na sexta-feira, e 15 reais aos sábados e domingos.

Comentários (0)