Praias, cachoeira e paredão são alguns dos atrativos de Araguatins

Araguatins, localizada na microrregião do Bico do Papagaio, é conhecida por ser uma cidade hospitaleira com tendência a pratica do ecoturismo. Entre um dos atrativos da região estão as praias, cachoeiras e paredão.

Cachoeira do Salto
Descrição: Cachoeira do Salto Crédito: Divulgação

Conhecida por ser uma cidade hospitaleira com tendência a pratica do ecoturismo, Araguatins está localizada na microrregião do Bico do Papagaio, distante 600 Km de Palmas.

Ao Portal T1 Notícias o secretário de Meio Ambiente, Paulon Miranda Lapre Rodrigues, falou sobre um dos principais atrativos da região.

 “Na margem direita descendo o Rio Araguaia nós temos o Paredão do Nego Velho que tem aproximadamente 20 metros de altura e abriga no seu topo imensas árvores da flora amazônica, minando água cristalina das pedras, excelente local para a prática de happel, alpinismo e escalada. O local recebe esta denominação devido a uma antiga lenda de um cavaleiro solitário. O percurso é de aproximadamente 30 minutos de barco a motor saindo do Porto de Araguatins”, informou.

Conforme Rodrigues, as várias praias são também uma opção de divertimento para o turista. “Temos as praias do São Raimundo, do Noronha, das Sasupaia, do Falção e também a da Ponta que é a mais frequentada pelo turista devido a imensa beleza natural, banhada pelo rio Araguaia e cercada de árvores da floresta amazônica. A junção destes elementos com a fauna da região atrai turistas do país inteiro”, destacou.

Cachoeira

E para quem não dispensa um belo banho de cachoeira, o município oferece também a Cachoeira do Salto. “A cachoeira está localizada a 40 Km de Araguatins, no povoado de Sitio Novo. O rio que desce na cachoeira é conhecido como São Martinho e possui 4 metros de quedas d´água  e ao redor tem trilhas íngremes que dão acesso a vários locais apropriados para saltos. Os visitantes também utilizam o local para a prática e canoagem e caiaque”, informou o secretário.

Casa da Cultura

Outro atrativo informado por Rodrigues é a Casa da Cultura que, segundo o secretário, passa por reformas. “A Casa da Cultura está sendo revitalizada e ampliando o espaço para assim dar uma melhor estrutura aos artesões da comunidade araguatinense. Pretendemos fazer com que a Casa de Cultura sirva como ponto de apoio ao turista que conta na região com três pousadas. O preço varia é pode chegar de R$ 50,00 a R$ 200, 00 a diária”, contou.

Comentários (0)