Praias do Rio Araguaia, no Tocantins, misturam animação com tranquilidade

Araguacema, distante 280 km de Palmas, com a sua Praia da Gaivota, é uma das mais requisitadas por turistas de dentro e de fora do estado, e promete uma temporada agitadíssima

Araguacema, banhada pelo Araguaia, está entre as praias mais requisitadas
Descrição: Araguacema, banhada pelo Araguaia, está entre as praias mais requisitadas Crédito: Luciano Ribeiro

As principais praias do rio Araguaia, no Estado do Tocantins, prometem muita animação para os turistas, ao mesmo tempo em que locais mais tranquilos oferecem paz e tranquilidade para quem quer apenas curtir as belezas naturais e a pesca esportiva. Começamos por Caseara, distante 260 km da capital, que montou uma estrutura modesta, mas com muito divertimento e opção de pesca esportiva na região. A Ilha do Meio, onde a estrutura está montada, é de uma beleza singular. Já Araguacema, distante 280 km de Palmas, é uma das mais requisitadas por turistas de dentro e de fora do estado. Promete uma temporada agitadíssima.

 

Na região de Araguaína, as tradicionais praias de Araguanã e Pontão, praticamente esvazia a Capital do Boi Gordo nos finais de semana. De quebra, tem a praia do Escapole, onde são montados acampamentos com toda estrutura imaginável, atraindo caravanas de todo o país, especialmente São Paulo e Minas Gerais, em virtude de grandes pecuaristas instalados na região. Outra praia que atrai centenas de araguainenses é ao Garimpinho, que pertence à área do município. Lá, as casas de praia ganham vida nova com a temporada de julho. O local é de rara beleza e excelente para a pesca esportiva, complementada pelas praias localizadas nos municípios de Arapoema e Pau D'Arco.

 

Outras praias tradicionalíssimas no rio Araguaia são as de Xambioá e Araguatins. A primeira, menos badalada, fica situada um pouco acima do município, sentido Araguanã, e atrai turistas também do Estado do Pará. Em Araguatins, a estrutura é montada na Praia da Ponta, que fica mais próxima ao porto da cidade. Pontos em comum em todas as praias são as barracas de alimentação, área de camping e os shows nacionais e locais, que animam todos os finais de semana do mês de julho. Nesse período, o que manda mesmo é a simplicidade, o despojamento e busca de revigoramento de forças para continuar a batalha diária depois das férias.

 

Miracaxi                                      

O maior carnaval fora de época do Tocantins, o Miracaxi, começa nesta sexta-feira, 14, e termina no próximo domingo, 16, com expectativa de atrair mais de 80 mil pessoas para Miracema do Tocantins.  Cláudia Leite, no sábado, 15, é a grande atração nacional.  As bandas Babado Novo e Tom Alerta abrem o evento, que será encerrado no domingo pela banda Psirico e show de Khrys França. Os organizadores garantem que um grande esquema de segurança foi montado para dar tranquilidade aos foliões.

Comentários (0)