Palmas, Tocantins -
Temporada de Praias
885 visualizações

Praias do Rio Araguaia, no Tocantins, misturam animação com tranquilidade

Araguacema, distante 280 km de Palmas, com a sua Praia da Gaivota, é uma das mais requisitadas por turistas de dentro e de fora do estado, e promete uma temporada agitadíssima
- Atualizada em
Araguacema, banhada pelo Araguaia, está entre as praias mais requisitadas Luciano Ribeiro

As principais praias do rio Araguaia, no Estado do Tocantins, prometem muita animação para os turistas, ao mesmo tempo em que locais mais tranquilos oferecem paz e tranquilidade para quem quer apenas curtir as belezas naturais e a pesca esportiva. Começamos por Caseara, distante 260 km da capital, que montou uma estrutura modesta, mas com muito divertimento e opção de pesca esportiva na região. A Ilha do Meio, onde a estrutura está montada, é de uma beleza singular. Já Araguacema, distante 280 km de Palmas, é uma das mais requisitadas por turistas de dentro e de fora do estado. Promete uma temporada agitadíssima.

 

Na região de Araguaína, as tradicionais praias de Araguanã e Pontão, praticamente esvazia a Capital do Boi Gordo nos finais de semana. De quebra, tem a praia do Escapole, onde são montados acampamentos com toda estrutura imaginável, atraindo caravanas de todo o país, especialmente São Paulo e Minas Gerais, em virtude de grandes pecuaristas instalados na região. Outra praia que atrai centenas de araguainenses é ao Garimpinho, que pertence à área do município. Lá, as casas de praia ganham vida nova com a temporada de julho. O local é de rara beleza e excelente para a pesca esportiva, complementada pelas praias localizadas nos municípios de Arapoema e Pau D'Arco.

 

Outras praias tradicionalíssimas no rio Araguaia são as de Xambioá e Araguatins. A primeira, menos badalada, fica situada um pouco acima do município, sentido Araguanã, e atrai turistas também do Estado do Pará. Em Araguatins, a estrutura é montada na Praia da Ponta, que fica mais próxima ao porto da cidade. Pontos em comum em todas as praias são as barracas de alimentação, área de camping e os shows nacionais e locais, que animam todos os finais de semana do mês de julho. Nesse período, o que manda mesmo é a simplicidade, o despojamento e busca de revigoramento de forças para continuar a batalha diária depois das férias.

 

Miracaxi                                      

O maior carnaval fora de época do Tocantins, o Miracaxi, começa nesta sexta-feira, 14, e termina no próximo domingo, 16, com expectativa de atrair mais de 80 mil pessoas para Miracema do Tocantins.  Cláudia Leite, no sábado, 15, é a grande atração nacional.  As bandas Babado Novo e Tom Alerta abrem o evento, que será encerrado no domingo pela banda Psirico e show de Khrys França. Os organizadores garantem que um grande esquema de segurança foi montado para dar tranquilidade aos foliões.