Praias tocantinenses recebem cerca de 100 mil pessoas por fim de semana

Entre os destinos escolhidos pelos turistas estão as praias de Araguanã, no Norte do Estado, e de Pedro Afonso, na região Centro-Norte

Praia Sono, Pedro Afonso
Descrição: Praia Sono, Pedro Afonso Crédito: Ascom

Levantamento da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur) mostra que o público nas praias no Estado chega próximo de 100 mil pessoas por fim de semana. Entre os destinos escolhidos pelos turistas estão as praias de Araguanã, no Norte do Estado, e de Pedro Afonso, na região Centro-Norte, onde a equipe da Adtur esteve nos dias 20 e 21 de julho. A programação oficial da Temporada de Praias 2013 é realizada nos municípios com o apoio do governo do Tocantins, do Sebrae.

 Em Araguanã, a 459 Km de Palmas, o público de aproximadamente 20 mil pessoas se dividiu entre as praias Grande, Murici, Micilinense e Escapole. De acordo com informações da Diretoria de Desenvolvimento e Operações Turísticas da Adtur, apenas o Escapole recebeu cerca de oito mil pessoas. Araguanã recebeu duas cadeiras anfíbias, que são adaptadas para que portadores de necessidades especiais também possam aproveitar a praia.

 Em Pedro Afonso, a 304 Km de Palmas, o público estimado pela Adtur no último fim de semana foi de aproximadamente 20 mil pessoas entre turistas de outros estados e também do Tocantins. A programação contou com show da banda “Parangolé”, espaço para cinema na praia e biblioteca, montados com apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

 

Outras praias

Ainda no fim de semana, cerca de 7,5 mil pessoas estiveram em Araguatins, a 601 Km de Palmas, na região do Bico do Papagaio. A estrutura ainda está montada porque o nível do Rio Araguaia não baixou como o de costume nessa época do ano. Apesar disso, a Praia da Ponta recebe moradores da própria Araguatins e também turistas, muitos do sul do Pará e Maranhão.

 Já em Filadélfia, a 479 Km de Palmas, aproximadamente 3,5 mil pessoas assistiram ao show realizado na tarde desse domingo, 21. Ainda de acordo com a Adtur, muitos dos turistas que estiveram no município neste fim de semana eram de Carolina, no Maranhão. Filadélfia estava há dois anos sem programação na temporada de praias, mas o apoio do governo do Estado permitiu o retorno à rota da programação oficial.

 

A temporada

Mais da metade dos municípios tocantinenses que possuem praias fluviais estão sendo contemplados pelo governo do Tocantins com estrutura que inclui tendas, palco, banheiros, entre outros. Ao todo, 34 praias estão sendo atendidas nesta temporada com o projeto “Tocantins de Braços Abertos”. “Recebemos a missão do Governador Siqueira Campos de organizar a melhor temporada de praias dos 25 anos do Estado e fomos em busca de parceiros. O que estamos vendo ao percorrer as praias é que está tudo correndo muito bem”, disse o presidente da Adtur, Omar Hennemann.

O projeto conta com o apoio de diversos parceiros, como o Sebrae Tocantins e Nacional e o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, que juntos estão investindo mais de R$ 5 milhões na Temporada de Praias 2013 no Tocantins. Para saber mais, acesse: www.tonapraia.tur.br

 

 

Comentários (0)