Qualificar os serviços turísticos no Tocantins é meta da ADTUR

Entre as ações desenvolvidas pela Agência de Turismo do Estado nesse sentido, está a Jornada de Qualificação dos Serviços Turísticos, que teve Palmas como sede de sua primeira edição.

O evento aconteceu em Palmas
Descrição: O evento aconteceu em Palmas Crédito: Divulgação

 

Promover o ordenamento e a qualificação do trade turístico é o foco principal da Jornada Técnica de Qualificação dos Serviços Turísticos, iniciada na última terça-feira, 11, no Auditório do Memorial Coluna Prestes em Palmas. O encontro reuniu autoridades, empresários e profissionais que atuam no setor, além de empreendedores que desejam investir neste segmento.

 

O presidente interino do Palmas Convention e Visitors Bureau e empresário do mercado hoteleiro na capital, Dagoberto Koeli, foi um dos participantes do evento. O empresário considera esta qualificação “essencial para valorizar os serviços ofertados pela classe, pois gera credibilidade e segurança perante os clientes”, além disso, Koeli destacou o potencial do turismo local, “Palmas tem o turismo de negócios como cargo chefe, mas, em matéria de turismo de lazer, temos muito a oferecer ao Brasil e ao Mundo. Nossa mão de obra é, por natureza, muito hospitaleira. A participação do governo nesse processo é imprescindível e ações como esta sempre serão bem-vindas”.

 

Com o mesmo foco nos negócios e já pensando em promover melhorias em seu empreendimento, o empresário Nilton Roverssi, proprietário de uma pousada na região do Jalapão, veio do município de Ponte Alta para participar do evento. Para o empreendedor, que trabalha há cinco anos na região, eventos de orientação e qualificação são essenciais para fomentar o crescimento do ramo turístico. “Me sinto motivado quando vejo ações como esta acontecerem. Vejo no Estado um ambiente de negócio muito promissor e espero que mais eventos assim sejam realizados”, declara Roverssi.

 

Também buscando orientações, o guia turístico João Marcelo Sanches acompanhou toda a programação da jornada e revelou que está finalizando o procedimento de abertura de sua própria agência. “Em oito anos de trabalho pude aprender muito e agora quero abrir meu próprio negócio e a qualificação será fundamental’’, afirma Sanches.

 

Governo investe em qualificação

 

Durante a abertura do seminário, o secretário da Indústria e do Comércio, Paulo Massuia, destacou os esforços do Governo do Estado na busca pela qualificação e pelo aprimoramento dos prestadores de serviços turísticos no Tocantins, citando ainda as conquistas já alcançadas no turismo. “Em relação ao turismo, comparado aos países milenares que temos visitado em missão, como: Japão, Espanha e Portugal, o Tocantins é o que mais cresce dentro do setor de serviços em todo o mundo, portanto, este é o melhor momento para se investir aqui”, ressalta.

 

De acordo com a presidente da Adtur, Nazareth Martins, o objetivo da ação é o de orientar os prestadores de serviços turísticos sobre a importância de seu papel no processo de estruturação da atividade turística no Tocantins. “O governo do Estado, através da Adtur e da Sic, tem buscado mecanismos para promover o melhoramento do trade turístico regional. Queremos ofertar excelência em qualidade de mão de obra e assim fazer do Tocantins, um destino competitivo no mercado nacional e internacional”, afirma.

 

Os participantes da primeira edição tiveram acesso a informações sobre legislação turística, qualificação profissional, modelos de gestão, linhas de crédito e defesa do consumidor. A representante do Ministério do Turismo, Letícia Pires, abriu o evento com palestra sobre o Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira e o programa Cadastur, executado pelo MTur, em parceria com os órgãos oficiais de turismo dos estados, que busca promover a formalização e a legalização das empresas e profissionais que compõem a cadeia do turismo.

 

Entre os benefícios do sistema, os mais destacados por Letícia foram a visibilidade que o mesmo permite aos negócios daqueles que estão devidamente cadastrados, e ainda o acesso a linhas de crédito específicas para todas as atividades turísticas, através de parceria com o próprio MTur. A palestrante ressaltou ainda a necessidade dos estados de divulgarem a importância do processo, pois “quanto maior o número de cadastrados, melhor será a qualidade do produto turístico oferecido e, consequentemente, maiores serão as oportunidades de rateio dos recursos disponíveis pelo Governo Federal para o desenvolvimento do setor turístico”.

 

 

Gurupi, Araguaína e Caseara serão as próximas cidades a sediarem o evento

 

Depois de Palmas, a Jornada de Qualificação de Serviços Turísticos terá mais três edições, que devem ser realizadas em Gurupi (2/10), Araguaína (27/11) e Caseara (11/12). Os interessados poderão se inscrever gratuitamente através do portal da Adur - www.adtur.to.gov.br. (Da assessoria).

 

Comentários (0)