Realizações de festas juninas movimentam o turismo em todo o Brasil nesta época

Palmas também faz parte do circuito nacional das Festas Juninas. Quadrilhas montadas em várias quadras e colégios da cidade animam palmenses durante todo o mês de junho e já ganharam destaque nacional

As festas juninas se enraizaram na cultura brasileira de Norte a Sul, com preponderância no Nordeste. E lá, duas cidades disputam o título de “Maior São João do Mundo”: Campina Grande, na Paraíba, distante apenas 135 quilômetros da capital, João Pessoa, e Caruaru, em Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. As festas juninas foram introduzidas no Brasil na época da colonização, mas seu surgimento foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã, dedicada à fertilidade da terra, às boas colheitas. As comemorações aconteciam no dia 24 de junho, dia de São João no Brasil. Conhecidas como “Joaninas”, as festas receberam este nome em homenagem João Batista, primo de Jesus.

 

A igreja católica se apropriou da comemoração e três santos passaram a ser homenageados: Santo Antônio, dia13; São João, dia 24; e São Pedro, no dia 29 de junho. Embora tenha se desenvolvido em todo o Brasil, o nordeste absorveu as festas juninas com mais intensidade. Lá, as comemorações duram o mês todo e são realizados concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Tudo isso aumenta o fluxo turístico e a renda da região no período. Várias brincadeiras, como o pau de sebo, o correio elegante e o casamento na roça, enriquecem as festas, assim como as comidas típicas, presentes em razão das boas colheitas de milho, como pamonhas, curau, milho cozido, canjica, e muito mais.

 

Nesse cenário de pura alegria, duas cidades nordestinas pleiteam o título de “Maior São João do Mundo”: Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco. As armas da disputa são muito forró, concurso de quadrilhas, ruas ornamentadas e shows com artistas do cenário nacional, principalmente do nordeste. Em Campina Grande as festividades acontecem desde 1986 no Parque do Povo, onde é montada uma cidade cenográfica (o Sítio São João) com comidas típicas, repentistas e outras atrações. Já em Caruaru, no agreste de Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga, os idealizadores da festa garante é realizado “O maior São João do mundo” desde 1994 No pátio Luiz Gonzaga é montada a Vila do Forró, onde é reproduzida uma cidadezinha do interior.

 

Palmas

A capital do Tocantins também faz parte do circuito nacional das Festas Juninas. Quadrilhas montadas em várias quadras e colégios da cidade animam os palmenses  durante todo o mês de junho e já ganharam destaque  nacional, conquistando vários prêmios fora do estado. A 24ª edição do Arraiá da Capital será realizado entre os dias 23 e 26 de junho na Vila Olímpica, ao lado estádio Nilton Santos. Segundo a prefeitura, o espaço contará com uma cidade cenográfica e arquibancadas para cinco mil pessoas.

Comentários (0)