Roteiro "Lagos e Praias do Cantão" é especial para ecoturistas

O Cantão fica nos município de Pium e Caseara e faz parte do roteiro turístico “Lagos e Praias do Cantão”.

O Tocantins tem encantos escondidos que estão sendo agora divulgados para o mundo, após seu ordenamento. É o caso do Cantão, produto roteirizado pela Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), que já está nas prateleiras de operadoras e vem sendo bastante procurado por visitantes. Vizinho de outro tesouro, a Ilha do Bananal, que também compõe o pacote do passeio, agrega ecoturismo e aventura.

 Um destino turístico que foge dos clichês modernosos, pleno de beleza natural e refúgio de espécies, algumas já em extinção;  onde o sol parece nascer da entranha do rio e se deixa fotografar dengoso.  O Parque Estadual do Cantão é esconderijo de botos, capivaras, ariranhas e bandos de jacu-cigano estridentes, que convivem em um cenário muito virgem e preservado, a 260 km e três horas de Palmas, no oeste do estado, e  faça chuva ou sol, é o que há de melhor como roteiro de ecoturismo.

Entrada do paraíso

 Caseara é a entrada mais divulgada, e para quem chega à tarde a sugestão é aproveitar as delícias gastronômicas no porto do rio Araguaia, especialmente o tucunaré fresquinho, a pirosca, o jaú ou o surubim ao molho, em restaurantes rústicos e de atendimento caseiro. Comece a aventura rompendo rio acima, acompanhado por um guia ou condutor de turismo, em voadeiras velozes que conhecem os caminhos ecológicos do Coco, Araguaia, Javaé ou nas centenas de lagos, e perca-se na contemplação da fauna e flora, absorva o poderoso ecótono de transição entre a Amazônia, Pantanal e o Cerrado.  É possível pegar tracajás com as mãos nas águas rasas ,  observar arraias pintadas e acompanhar os saltos de macacos prego nas copas das árvores. E muitos, muitos e assustadores  jacarés-açu  boiando ou tomando sol.

No período das chuvas, é especial o passeio em trilhas alagadas nas matas de igapó, regiões ocasionalmente inundadas , feito em canoas tocadas a vara pelo emaranhado de cipós. É momento de despojamento espiritual, respire, desurbanize-se e  entregue-se a contemplação da natureza. A imersão neste santuário ecológico transmuda o espírito e  leva o visitante a ouvir a voz dos pássaros e da terra.  

Nos caminhos aquáticos do Cantão a simplicidade dos botos dá crença a lendas. O guia conta estórias de salvamento de crianças por estes animais brincalhões, que nadam ao lado dos barcos.  Observe sempre as ribanceiras porque, de repente, pode surgir um grupo de ariranhas saindo das tocas no “Furo do Cicica”, ou o voo solitário de garças e biguás.  Uma experiência rica e diferenciada é conhecer o modo de vida simples e primitivo de  ribeirinhos que ainda habitam nos “torrões” dos rios.

Os “furos” que ligam lagos e lagoas do Cantão nas cheias são redutos de grande diversidade de espécies de peixes e a pesca esportiva é permitida, desde que monitorada. Expedições fotográficas noturnas, sempre com acompanhamento de guias, apresentam a beleza musical do canto do jaó e o repicar de sua companheira. Silenciosamente, o deslizar da canoa permite a focagem de jacarés escondidos nas moitas de sarãs dos canais que rodeiam as ilhotas dentro do parque.

O trekking em trilhas ecologicamente corretas, como a “Flor da Mata”, Trilha do Levi,  a prática da canoagem no Lago do Chico Preto e  Formosão,  ou simplesmente sentar e descansar em troncos caídos, em perfeita interação com a natureza em estado puro. Ouvir os estalos da mata e os passos de animais sobre as folhas secas, compartilhar a solidão do tuiuiú e maravilhar-se com a preservação da mata ciliar, estes são momentos lúdicos, que valem o passeio.

Serviço

 Acesso: rodovia TO 080-a partir de Paraíso do Tocantins

Aéreo: aeroporto de Palmas a 280 km, com voos de Brasília, Goiânia, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro e do Nordeste.

Operadora de turismo local:

CC Trekking (63) 8405-5011 www.cctrekking.com.br

Veja Também:

Rota da Iguana (63) 3215.5107 www.rotadaiguana.com.br

Praia Alta Ecoturismo (63) 3364-1112 www.fazendapraiaalta.com.br

Norte Tur (63) 3215.4957 www.nortetur.com.br

40º no Cerrado (63) 3215.8313 www.40grausnocerrado.com.br

Ricanato Viagens e Turismo: (63) 3215. 2040 www.ricanato.com.br

Eldourado Jalapão Adventure: (63) 3225-4078 www.jalapao_to.com.br

Livre Expedições: (63) 3225-0839 www.livreexpedicoes.com

Informação: Adtur (63) 3218.2537 www.turismo.to.gov.br

Comentários (0)