São Luis, alegre e democrática, é boa opção para virada do ano

São Luis, a capital do Maranhão, é uma cidade miscigenada e alegre. É o único município brasileiro fundado por franceses, no dia 8 de setembro de 1612. Posteriormente foi invadida por holandeses e, em seguida, colonizada pelos portugueses. O centro histórico de São Luis é patrimônio histórico mundial, tombado pela Unesco, e uma das melhores opções para o turista. Suas ruelas seculares, assim como os casarões como os belíssimos azulejos portugueses nos levam a uma viagem através do tempo. No centro velho encontramos atrações musicais e comidas típicas em vários endereços. Também lá fica o mercado de peixe, onde é possível encontrar frutos do mar a preços compensadores. 

 

Pena que a cidade se desenvolveu mais em torno da orla, situado em mar aberto na Ilha de São Luis. O modernismo e os novos investimentos em infra-estrutura urbana fizeram com o centro histórico fosse abandonado em grande parte. Infelizmente são muitos os prédios antigos que estão desmoronando, levando consigo o glamour dos bons tempos da cidade. São Luis fica a 1.300 Km de distância de Palmas por via terrestre. O melhor caminho é pela rodovia Belém Brasília até Porto Franco-MA, seguindo depois a BR-226, passando por Grajaú, Barra do Corda, Pedreiras e Bacabal, até chegar a São Luis, Lá, vale a pena curtir os botecos da orla e saborear frutos do mar fresquinhos.

 

O Bumba-Meu-Boi e as “Radiolas” fazem parte do universo cultural da cidade. O Bumba é uma representação folclórica que combina música, teatro e dança. Acontece normalmente nos meses de junho e julho, mas tem apresentações em casas artísticas em outros períodos do ano. São Luis é também considerada a “Jamaica Brasileira”, em virtude do enraizamento do reggae no universo local, presente nas rádios clubes (Radiolas) e bares. Na parte sofisticada estão grandes prédios, shoppings centers, restaurantes finos e bares em torno da Lagoa da Jansen. As praias mais famosas são Calhau, Olho D´Água e Araçagi. É na orla que acontece a grande festa da virada do ano.

 

O que fazer em São Luis

O site TripAdvisor dá as dicas de como conhecer o melhor na capital maranhense.

Principais atrações: Teatro Artur Azevedo, Igreja da Sé, Palácio dos Leões e São Luis Shopping. Locais históricos: Centro Histórico, Palácio Daniel de la Touche, Palácio La Ravardière. Museus: Museu Histórico e Artístico, Museu de Arte Sacra, Casa Histórica de São Luis e Cafuá das Mercês. Natureza: Praia do Calhau, Praia de Araçagi, Praia Carimã (Raposa), Praia Panquatira.

 

Comentários (0)