Segunda maior cratera do Brasil está em Campos Lindos

Cachoeira do Monte Lindo e Serra da Cangalha, considerada como a segunda maior cratera do Brasil, são alguns dos pontos turísticos de Campos Lindos.

Serra da Cangalha
Descrição: Serra da Cangalha Crédito: web

Conhecida pela beleza da Serra da Cangalha, uma cratera causada pela queda de um meteorito há 240 milhões de anos, Campos Lindos fica localizada a 491 km de Palmas. Além deste ponto turístico, o município conta ainda com a cachoeira Monte Lindo.

 

Ao Portal T1 Notícias, o secretário de Meio Ambiente, Hailton Eckert,  informou que no mês de novembro será realizada uma audiência pública para debater a transformação do local no Parque Estadual da Cangalha.

 

"Ficou acertado com prefeitura, Naturatins e Secretaria de Meio Ambiente que em novembro será realizada esta audiência pública que deve ouvir a população sobre a proposta do parque, que deve contar com 1.750 hectares. O principal benefício será que o local será utilizado na pesquisa científica e turismo ecológico, mas isso vai depender muito do apoio do governo", destacou.

 

O secretário explicou também que a Serra tem um grande valor para pesquisas nacionais e internacionais. “As crateras são importantes para que se possa estudar a história da evolução da Terra e também do universo. Só para se ter uma ideia a cratera tem 13 km de  diâmetro e paredes de mais de 400 metros de altura, sendo a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Domo do Araguainha, na divisa entre Goiás e Mato Grosso, que tem 40 quilômetros de diâmetro", informou.

 

Eckert destacou também que ano passado o local foi visitado por pesquisadores da Universidade de Campinas, Universidade de Brasília e também por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

"Estes pesquisadores vieram principalmente para conhecer a cratera e realizar estudos para verificar se existem valores culturais para o tombamento. A cratera é a mais bem preservada entre as oito conhecidas no Brasil. A formação foi identificada em 1973 e, antes de sua descoberta, chegou a ser estudada como uma possível área de exploração de diamantes", disse.

 

Cachoeira

O turistas também podem conhecer a Cachoeira Monte Lindo, distante 22 km da cidade. "No local são formadas cachoeiras conjuntas com corredeira com condições de prática de canoagem. A altura da queda d`água é de três metros, o rio é largo  e é um ótimo local para banhos", finalizou.


 

 

 




 

 

Comentários (0)