Temporada de inverno também tem destinos importantes no nordeste brasileiro

Montanhas do nordeste brasileiro
Descrição: Montanhas do nordeste brasileiro Crédito: Foto: Divulgação

Quando se fala em temporada de inverno no Brasil, lembra-se logo dos destinos mais conhecidos, como Gramado (RS), São Joaquim e Urupema (RS), Campos do Jordão (SP), cidades serranas de Minas e Rio de Janeiro. Mas vou começar esta série de matérias sobre o tema de forma inusitada. Vamos falar dos destinos de inverno no nordeste brasileiro. Quando se fala na região, o que nos vem à mente são as praias paradisíacas que cobrem a costa de todos os estados nordestinos, começando pelo Maranhão e chegando até a Bahia. Mas, sim, o nordeste tem destinos de inverno que fazem a alegria dos turistas que desejam curtir uma temperatura amena e consumir um bom vinho.

 

Uma das cidades mais procuradas na temporada é Gravatá, que fica no Planalto agreste pernambucano. Construída em uma altitude de 447 metros, tem um dos climas mais frios da região. Faz parte do Circuito do Frio de Pernambuco, juntamente com Garanhuns e Triunfo. Em Garanhuns acontece o Festival de Inverno todos os anos. Já Triunfo, a cidade mais alta do estado, com mais de mil metros de altitude, a temperatura pode chegar a 11º C nos meses de inverno. O estado vizinho, a Paraíba, também tem seu destino turístico de inverno: é Areia, que costuma ficar coberta com neblina na temporada e onde a temperatura gira em torno de 12º C.

 

Os outros estados nordestinos que também atraem turistas no inverno são Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Na Bahia destacam-se as cidades de Vitória da Conquista (altitude média de 900 metros, chegando a 1.100 metros nos pontos mais altos, e temperatura abaixo dos 10º C) e Piatã, a cidade  com maior altitude do nordeste (1.110 metros acima do nível do mar, com temperatura de até 4º C nas noites frias). No Ceará, a principal atração é Guaramiranga, que fica na Serra do Baturité, a 800 metros de altitude. Lá acontece um famoso Festival de Jazz e Blues. Para encerrar, vale a pena conhecer Martins, conhecida como a Campos do Jordão do Rio Grande do Norte e como a princesinha serra. A grande atração no período de inverno é o seu Festival Gastronômico.

 

Como chegar

A melhor forma de chegar aos destinos de inverno no nordeste é por via aérea. No aeroporto das capitais de cada estado é possível alugar um carro para se deslocar às cidades citadas na matéria. Sim, dá degustar um vinho ou um chocolate quente e curtir um clima típico das montanhas no nordeste brasileiro. Inclusive, na região já são produzidos excelentes vinhos nos pólos de fruticultura irrigada de Pernambuco e Bahia.

Comentários (0)