Temporada de Praia em Palmas prioriza gastronomia, shows, esportes e ações ambientais

Como julho é temporada em todo o estado, nas bacias e nos rios Tocantins e Araguaia, Palmas não foge à regra e prepara uma programação especial para o mês de férias escolares

Temporada de férias em Palmas já começou
Descrição: Temporada de férias em Palmas já começou Crédito: Divulgação

Em nosso giro pelas praias do Estado, vamos ficar em Palmas nesta edição. Com a criação do Lago do Lajeado, a orla palmense ficou inteiramente disponível para urbanização, ou seja, temos praia o ano inteiro. Mas, como julho é temporada em todo o estado, nas bacias e nos rios Tocantins e Araguaia, Palmas não foge à regra e prepara uma programação especial para o mês de férias escolares. Pena que este ano uma das praias mais frequentadas da cidade esteja de fora: a Praia do Caju está em reforma e, como era de se esperar, os proprietários de quiosques estão inconformados.  Nas outras praias de Palmas haverá extensa programação cultural e esportiva.

 

A primeira delas atrai jovens de todas as idades: é o “Palmas Burguer”, que começou na quinta-feira (29/6) e termina sábado (1/7). Doze competidores disputam quem faz o melhor hambúrguer.  Paralelamente, Foods Trucks estacionaram na Graciosa para atender os visitantes e apresentar novidades na área gastronômica. A praia mais central da cidade, a Graciosa, também será palco do Lual de Verão, com decoração em clima havaiano, que acontecerá às sextas e sábado, iniciando no dia 14 e encerrando no dia 29 de julho, e apresentação de MPB e Pop Rock. Na área norte, a Praia das Arnos receberá show de artistas regionais contemplados no edital de cultura do município aos sábados e domingos, iniciando dia 7 e encerrando em 30 de julho.

 

A prefeitura da Capital promete também muitas atrações na área do esporte. Começa com a Corrida do Fogo, no sábado (1/7). O evento está em sua 12ª edição e é um dos destaques do Circuito Virgílio Coelho de Corrida de Rua. Turistas e população em geral poderão se movimentar todos os sábados no Parque Cesamar, onde a Fundação Cultural de Palmas promoverá aulas de fitness. Em julho Palmas sediará o 2º Campeonato Nacional de Voo Livre de Parapente, um espetáculo de rara beleza e muita adrenalina. O poder público municipal não esqueceu do meio ambiente e montará a Barraca da Sustentabilidade, com o programa de coleta de recicláveis nas praias da Graciosa, Prata e Buritis, Renova Palmas (programa de recolhimento de óleo por meio de troca de mudas por óleo de fritura), projeto Viveiro Educador e oficinas de Composteira Doméstica, Horta Vertical com garra PET, Decoupagem em garrafas e Souplat de Panela.

 

Boletim de balneabilidade

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) divulgou nesta quinta-feira, o boletim de balneabilidade referente ao mês de junho, que atestou a boa qualidade da água para contato primário em todas as Praias da Capital – Arnos, Graciosa, Prata e Buritis, com exceção da Praia do Caju, que não foi pesquisada por estar em obras de revitalização. O monitoramento das águas do lago de Palmas é uma ação contínua da FMA, intensificada durante a temporada de férias, com o objetivo de garantir maior segurança aos banhistas.

 

O Programa de Balneabilidade (qualidade bacteriológica) das Praias é realizado pela FMA e está estruturado para atender às especificações da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, o contato direto e prolongado com a água (banho, recreação, mergulho, esqui-aquático, entre outros).

 

O monitoramento foi realizado nos dias 06, 07, 12, 19 e 26 deste mês de junho. O parâmetro analisado para a balneabilidade das praias é o Número Mais Provável (NMP) de coliformes fecais por 100 ml. Uma nova coleta, agora para o mês de julho, já está sendo realizada.

 

Melhor aérea da América do Sul

A companhia aérea Avianca foi eleita a melhor empresa aérea da América do sul pelo “Oscar” da aviação (Skytrax World Airline Awards). O ranking foi divulgado no dia 20/6. A Azul ficou como a melhor companhia aérea de baixo custo na América do Sul. A Qatar Airways foi eleita a melhor empresa aérea do mundo este ano, superando a líder do ano passado, a Emirates, que ficou em quarto lugar. Na segunda posição está a Singapore Airlines. A AirAsia, da Malásia, ficou com o prêmio de melhor companhia aérea de baixo custo do mundo.

Comentários (0)