Temporada de praias no Tocantins está chegando ao fim e diversão pede mais atenção

Cabe aos frequentadores das praias respeitarem os limites de segurança determinados pelos especialistas

Praia do Rio Sono, em Pedro Afonso, tem recorde de público
Descrição: Praia do Rio Sono, em Pedro Afonso, tem recorde de público Crédito: Divulgação

A temporada de praias no Tocantins este ano caminha para o fim e exige uma atenção redobrada dos turistas. Afinal de contas, ainda no meio da temporada o número de mortes por afogamento supera todo o período de julho do ano passado. A falta de atendimento aos preceitos de segurança tantas vezes alertados pelas autoridades é o principal motivo das fatalidades. Em Tupiratins, no porto da travessia, uma criança de cinco anos morreu afogada numa área perigosa em momento de descuido de seus pais. Em Tupirama (Praia do Bom Será) pai e filha de nove anos se afogaram em área não recomendada para banho. E em Miracema, um jovem de 22 anos morreu afogado após se aventurar a tomar banho na madrugada.

 

É de se lembrar que as praias são liberadas para o público somente após as prefeituras locais cumprirem uma série de exigências das autoridades estaduais e federais, a maioria delas relacionadas aos itens de segurança. Infelizmente, o Corpo de Bombeiro Militar não tem efetivo suficiente para estar presente em todas as praias do estado liberadas para uso. Mas cabe aos frequentadores respeitarem os limites de segurança determinados pelos especialistas. Com dizia dona Ester, minha mãe, “água não tem cabelo”. Logo, é preciso ficar atento e não negligenciar na hora de curtir momentos de alegria junto a amigos e familiares. Apesar das fatalidades, as praias liberadas têm um aparato mínimo de segurança para os banhistas.

 

Uma das que estão se destacando neste quesito é a do Rio Sono, em Pedro Afonso. A cidade, aliás, completou 170 anos de emancipação política no dia 16 de julho e promete encerrar a temporada oferecendo segurança e bons serviços aos turistas. E muita alegria: são vários os shows musicais programados para os dois finais de semana que antecedem a temporada. Muita atenção com a segurança também em Itacajá, onde ocorre neste final de semana, 22, o Rally das Águas, evento tradicional de descida do rio Manoel Alves Pequeno, que reúne milhares de pessoas de todo o estado. A temporada está terminando, vamos aproveitar para nos divertir com o máximo de segurança possível.

 

Venda de comida a bordo

Desde o dia 20/7 a companhia aérea Latam está vendendo comida a bordo nos voos nacionais. O cardápio de comidas e bebidas conta com 52 produtos, com preços que variam entre R$ 4 e R$ 30. A partir de agora, somente um copo de água será oferecido gratuitamente aos passageiros. As mudanças fazem parte da nova política tarifária da empresa que já começou a ser implementada nos demais países em que a companhia atua, como Colômbia, Peru, Chile e Argentina.

Comentários (0)