Tocantins quer conquistar mercado turístico de Sol e Praia

Segmento é forte entre os roteiros de turismo no estado. Segundo presidente da Adtur, Paulo Massuia, ano que vem serão captados recursos para implantar projetos com os municípios turisticos

Estande do Tocantins na Abav
Descrição: Estande do Tocantins na Abav Crédito: Divulgação

O lazer usufruido por viajantes em atrativos turísticos de Sol e Praia foi o segmento de destaque em crescimento do número de viagens, apontado através de pesquisa que analisa o setor e a evolução do comportamento dos viajantes de 2009 até 2011, Divulgada pelo Ministério do Turismo durante a Feira das Américas, no Rio de Janeiro,  mostra o crescimento da classe C (faixa assalariada de zero a quatro salários mínimos,) com 11,7 % de aumento. Este indicador é bastante favorável ao Estado do Tocantins, que tem Temporada de Praia consolidada de junho a setembro, com aproveitamento de logradouros praianos surgidos na baixa das águas dos rios Araguaia e Tocantins e em seus afluentes, e também nos lagos de Palmas e de Peixe,

           

Embora considerando que a pesquisa detecta o crescimento das viagens para o lazer em Sol e Praia litorâneo, as praias de rios amazônicos como é o caso do Tocantins têm grande procura pelo público de estados limites como Pará, Mato Grosso, Maranhão, Goiás e Distrito Federal, e poderão compor pacotes nacionais desde que adquiram visibilidade por suas belezas e estruturas oferecidas.

          

O presidente da Adtur-Agência de Desenvolvimento Turistico do Tocantins, Paulo Massuia, já anunciou o ingresso do estado na concorrência deste mercado. “Em 2013, vamos captar recursos disponíveis para implantar projetos em parcerias com as prefeituras dos municípios turísticos, com estruturas de qualidade para receber o turista oferecendo-lhe condições confortáveis em suas viagens de férias.”

         

A pesquisa do Ministério do Turismo destaca que as viagens realizadas no período em foco  mais de 80% são domésticas, sendo o Nordeste a segunda região emissora de turistas, com 26% do total. A amostragem foi feita em com mil famílias de 110 municípios, nas 27 Unidades da Federação e em todas as capitais. O fortalecimento deste segmento é positivo e consolida a geração de emprego e renda nas comunidades porque é embasado estudo da OMT-Organização Mundial de Trabalho, em que para cada grupo de 60 turistas conquista-se um novo emprego.

             

A Feira das Américas terminou na última sexta-feira, dia 26, com projeção de público de mais de 20 mil pessoas, um recorde de presença de países latino- americanos, que montaram grandes estandes e estão conquistando uma parcela grande do mercado nacional. Do Tocantins o setor hoteleiro está representado pela empresária Ilza Corrêa, que compareceu à Abav trazendo um staff de três funcionários de seus hotéis, segundo ela, para capacitá-los e para que conheçam e convivam com a ambientação do trade especializado. Depois de visitar e fazer contatos firmou parcerias com as empresas Bancorbrás, Booking.com, CVC e Decolar.com. Outra empresária que veio à Feira das Américas “estreitar relações” foi Vanilda Pacini, que trabalha com excursões autônomas. A Abav transfere a Feira das Américas em 2013 para o Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, depois de realizada há 10 anos no Rio de Janeiro.

 

(Da assessoria Adtur- Olga Cavalcante)

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