Turismo de aventura: Presidente Figueiredo é o paraíso das cachoeiras do Amazonas

Já foram catalogadas mais de 100 cachoeiras, além de corredeiras. A maioria dos atrativos possibilita a prática de esportes como rafting, boia cross, caiaque, tirolesa, rapel e mais

Já foram catalogadas mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos
Descrição: Já foram catalogadas mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos Crédito: Foto: Embratur

Pertinho da capital do Amazonas, Presidente Figueiredo, desponta como um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura da região.  Não é a toa que o município, localizado no baixo rio Negro, a 130 km de Manaus, é conhecido como a "Terra das Cachoeiras" pela farta oferta de banhos, selva, grutas, cavernas e, obviamente, de quedas d´água. Já foram catalogadas mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos e formatos, além de corredeiras. A maioria dos atrativos possibilita a prática de esportes radicais e de aventura como rafting, boia cross, caiaque, tirolesa, rapel, espeleologia, arvorismo e trilhas na selva. O lago da hidrelétrica de Balbina também tem aproveitamento turístico.

 

A cidade tem cerca de 33 mil habitantes e boa oferta de hospedagem e restaurantes. Os principais atrativos oferecem infraestrutura completa, entre eles, a Cachoeira do Berro D´Água, o Complexo Turístico Iracema Falls, a Cachoeira dos Pássaros e o Parque do Urubuí. O turismo de aventura é o forte dos atrativos locais. O município já é destino dos manauaras durante o fim de semana e feriados, além dos turistas ávidos por roteiros de selva. A BR-174, que corta a selva amazônica, é a principal rodovia de acesso, sendo responsável por interligar Presidente Figueiredo à Manaus; Boa Vista, capital de Roraima; e ao município fronteiriço de Santa Elena de Uairén, na Venezuela.

 

A equipe do Ministério do Turismo selecionou dois roteiros para o turista conhecer alguns dos atrativos de Presidente Figueiredo. São opções para o visitante de um fim de semana ou feriado prolongado no município. Estrada de Balbina, AM-240:  Caverna do Maroaga – Km 07; Cachoeira Berro D' agua – Km 11; Reserva Particular do Patrimônio Natural, santuário com tirolesa e trilhas – Km 12; Cachoeira da Porteira – Km 13; Cachoeira dos Pássaros – Km 13; e  Cachoeira Pedra Furada – Km 57. BR–174: Reserva Particular do Patrimônio Natural da Onça – Km 108; Fazenda Santa Marta – Km 110; Igarapé do Lajes – Km 113; Complexo Turístico Iracema Falls – Km 115; e Comunidade Boa Esperança – KM 120 com corredeira, Lagoa Azul, cachoeiras, caminhada e trilhas na floresta.

 

Beleza Amazônica

Nos dois roteiros o visitante vai deparar com imponentes paredões de pedra, solo com raízes e folhagens típicas da floresta úmida e águas correntes de cor âmbar. O cenário distingue as cachoeiras e grutas de Presidente Figueiredo de atrativos similares localizados em outras regiões do país. Os atrativos, encravados nas rochas milenares estão cercados pelo verde intenso da floresta. O visitante tem a sensação de estar perdido em um oásis no meio da maior floresta tropical do mundo. (Por Geraldo Gurgel, da Agência de Notícias do Turismo)

Comentários (0)