Turismo religioso: Schoenstatt cresce como centro de peregrinação na Alemanha

Por meio da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt unem-se atualmente a Schoenstatt milhões de pessoas de mais de 90 países e presentes nos 5 continentes

O turismo religioso movimenta milhares de pessoas por todo o mundo. Aqui no Brasil o santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é o maior exemplo. Para os católicos, um dos centros de peregrinação importantes na Europa é o Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt. Conhecida também como Nossa Senhora Vencedora Três Vezes Admirável, possui vários santuários pelo mundo, sendo a muito deles no Brasil. Esse movimento apostólico internacional foi fundado em Schoenstatt em 1914 pelo padre Joseph Kentenich.

 

Atualmente existem cerca de 200 santuários pelo mundo. Nos países de língua portuguesa o Brasil sedia o maior número deles, 22, localizados em Santa Maria, Londrina, Jaraguá, São Paulo, Atibaia, Santa Cruz do Sul, Curitiba, Porto Alegre, Guarapuava, Itaíra, Olinda (Recife), Santo Ângelo, Rio de Janeiro, Brasília, Cornélio Procópio, Poços de Caldas, Jacarezinho, Salvador, Araraquara, Belo Horizonte, Frederico Westphalen e Garanhuns.

 

Schoenstatt (Schöstatt – que quer dizer Belo Lugar) é uma região da cidade Vallendar, próximo a Coblença, às margens do rio Reno, na Alemanha. Considerado um lugar mariano de graças, a pequena e original capela recebe diariamente peregrinos de todo o mundo. Quem vai ao santuário de Schoenstatt busca orientação e renovação de forças para viver sua fé católica na vida diária. O fundador do movimento passou vários anos, durante a Segunda Grande Guerra Mundial, preso no Campo de Concentração de Dachau.

 

Por meio da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt unem-se atualmente a Schoenstatt milhões de pessoas de mais de 90 países e presentes nos 5 continentes.

 

Como chegar

Distante aproximadamente 600 quilômetros de Berlim, capital da Alemanha, Vallendar, onde fica o santuário de Schoenstatt, está localizada no distrito de Mayen-Koblenz, estado da Renânia-Palatinado, à margem direita do rio Reno, aproximadamente quatro quilômetros a nordeste de Koblenz (Coblença). O trajeto entre Berlim e Vallendar é feito em aproximadamente seis horas de carro. Para Frankurt, a distância é de apenas 123 Km, ou uma hora e meia de carro.

Comentários (0)