Turismo: Voo entre Índia e EUA vira mais longo do mundo com mudança de rota

Companhia fazia a rota sobrevoando o Oceano Atlântico, mas desde meados de outubro começou a fazer o trajeto pelo lado oposto, passando pelo Oceano Pacífico

A Air Índia conquistou o título de voo mais longo do mundo ao mudar o trajeto de seu voo entre Nova Déli, na Índia, e São Francisco, nos EUA. A companhia fazia a rota sobrevoando o Oceano Atlântico, mas desde meados de outubro começou a fazer o trajeto pelo lado oposto, passando pelo Oceano Pacífico. A mudança fez a distância percorrida aumentar em 1.400 km, chegando a um total de 15,3 mil km. Apesar do aumento na distância, o voo ficou cerca de duas horas mais rápido. A partir de agora, o tempo total da viagem passa a ser de 14h50 horas. 

 

Segundo a empresa, isso foi possível por conta dos ventos em altitudes elevadas. Quando sobrevoava o Atlântico, o avião enfrentava ventos de frente que diminuíam a velocidade em relação ao solo, em média, em 25 km/h. Na rota pelo Pacífico, os ventos são mais fortes e seguem na mesma direção do voo. Com isso, o avião é empurrado pelos ventos e a velocidade em relação ao solo aumenta, em média, em 140 km/h. Por conta da variação da velocidade do vento, a expectativa é que o tempo total do voo na nova rota diminua entre uma e três horas em cada viagem. Também para aproveitar os ventos de cauda, o voo de retorno, entre São Francisco e Nova Déli, continua sendo feito pela rota original, sobre o Atlântico.

 

Com a mudança de caminho, em termos de distância, a Air India tirou o título da Emirates. Até então, o voo mais longo do mundo era o da rota entre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Auckland, na Nova Zelândia. O voo percorre 14,3 mil km em 16h50. O título da Air India, no entanto, não deve durar muito tempo. A Singapore Airlines já anunciou que, a partir de 2018, pretende realizar a rota entre Cingapura e Nova York. O percurso total de 16,5 mil km deverá ser percorrido em 19 horas com o Airbus A350. Hoje, a rota mais longa em termos de tempo de voo pertence à Emirates no trecho entre Dubai e a Cidade do Panamá. São 17h50 e 13,8 mil km.

 

Promoções para o final do ano

Está na hora de se programar (aliás, está passando da hora) para as viagens durante as festividades de final de ano. Ainda é possível encontrar pacotes, passagens aéreas e hospedagens em oferta, principalmente nos finais de semana. É preciso ficar atento aos sites das companhias aéreas e de buscadores de preços. A tendência é que os preços aumentem cada vez mais quanto mais perto fica o final do ano. Afinal de contas, passar o réveillon ou o Natal em uma bela praia brasileira ou do caribe é um sonho possível de realizar. E quanto mais barato, melhor.

 

 

Comentários (0)