Turistas contemplam o mais belo por do sol na Praia da Ponta, em Araguatins

A Temporada de Praias em Araguatins esquenta nos finais de semana com shows musicais com apresentações ecléticas

Por do sol na Praia da Ponta
Descrição: Por do sol na Praia da Ponta Crédito: Ascom

As paisagens praianas que tomam conta do Tocantins neste período de férias deixam qualquer visitante indeciso ao programar seu passeio ou final de semana. Para ajudar na escolha aqui está a sugestão: Praia da Ponta, em Araguatins, a 601 km de Palmas. O rio Araguaia mostra-se em sua plenitude, águas a perder de vista, emoldurando o mais belo por do sol, dourado e poderoso, e motivo para que o turista permaneça na praia, envolvido pela arte da natureza.

 

A Temporada de Praias em Araguatins esquenta nos finais de semana com shows musicais com apresentações ecléticas. Para este sábado (19) e domingo (20) a programação prevê, na sequencia,  a Banda Tom de Alerta, a partir das 17 horas e Banda Saia Rodada, também neste horário.  Grupos chegando do vizinho Pará, Maranhão, Goiás e do próprio estado, aquecem a economia com um fluxo turístico em torno de 5 mil visitantes.

 

Uma alegria para as duas associações de barqueiros que atravessam os turistas em dois minutos aventureiros  mas com segurança,  até a praia surgida na Ilha de São Vicente. A travessia pode ser feita em voadeiras, rabetas ou em barcos tradicionais, com condutores como o aposentado Lúcio Carlos, desde criança na lida com o rio. Ele ainda prolonga o passeio com os visitantes até o Paredão do Nego Velho, uma atração a mais, e em excursões de pesca.

 

Araguatins tem equipamentos hoteleiros suficientes para atender os visitantes na Temporada de Praias e fora dela. Variando de simples pousadas a receptivos com acomodações de categoria internacional, a cidade tem orla bem estruturada, com restaurantes e lanchonetes. Para atender os visitantes que procuram a cozinha regional, a pedida é sentar-se debaixo de mangueiras na avenida beira-rio e saborear a panelada, o chambari ou a buchada de bode, cozidos ali mesmo por Raimundo da Luz Barros e sua mãe, e servidos a 7 reais o prato. Na praia, em 20 barracas de alimentação, o peixe reina com destaque para petiscos de tucunaré e filhote.

 

Diagnóstico

A Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR), distribuiu equipes de técnicos em todas as praias durante a Temporada, realizando Pesquisa para compor “Diagnóstico das estruturas das praias”, abordando pontos como situação dos banheiros, sinalização, manipulação de alimentos e bebidas, acesso, ambientes coletivos, qualidade das barracas de atendimento, limpeza, layout da montagem, coleta de lixo e segurança. Ao final, será feita a tabulação dos dados e as prefeituras receberão documento com sugestões para a próxima Temporada de Praias.

 

Ainda vai acontecer

19/07 – BANDA TOM DE ALERTA

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

20/07 – BANDA SAIA RODADA

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

26/07 – PAULO DE LuKA E TEODORO FILHO

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

27/07 – FILHINHO DE PAPAI

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

02/08 – BANDA MARÉ CHEIA

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

03/08 – BANDA FORRÓ DOS  TOP

Horário: 17:00       Local: PRAIA DA PONTA

09/08 – BANDA TCHIMBALAIÊ

Horário: 17:00        Local: PRAIA DA PONTA

10/08 – BANDA LUXÚRIA

Horário: 17:00         Local: PRAIA DA PONTA

 

Comentários (0)