Veja como fazer para visitar Cantão e conhecer as belezas do parque

Considerado uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira. Assim é o Parque Estadual do Cantão, que é aberto a visitação de segunda a sexta-feira

O Parque Estadual do Cantão (PEC), localizado a 260 Km de Palmas, é considerado uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira. De acordo com o gerente do parque, Marcos Vinicius Leão, o local é aberto a visitação de segunda a sexta-feira. “O público pode visitar o parque e não é cobrada taxa para visitação”, informou.

Segundo Marcos Vinicius, a previsão é que a partir de junho do ano que vem seja implantada o programa Pró-Cantão. “Com a implantação do programa o turista vai contar com toda infraestrutura, até de nível internacional, pois serão treinados guias, barqueiros, funcionários de restaurantes da região do município e das pousadas. Através disso poderemos dar o melhor para o turista”, argumentou.

O gerente afirmou também que somente através dessas ações será possível utilizar com propriedade o nome ecoturismo. “Estaremos procurando habilitar estas pessoas para receber o turista. O diferencial será exatamente esse, disponibilizar funcionários especializados. Com isso a visitação tende a aumentar e a economia ganha também”, destacou.

Marcos Vinicius destacou ainda que uma primeira reunião para definir sobre o programa já foi realizada. “Uma primeira reunião já foi realizada com as 13 instituições que são parceiras neste trabalho. Atualmente o turismo em Caseara acontece em um mês em meio e queremos ampliar isso para seis meses”, finalizou.

 

 

 

Visitação

 

 

 

De acordo com o gerente, muitas pessoas vindas de diversas regiões visitam o Parque. “Mesmo ainda não tendo toda a infraestrutura recebemos muitas visitas neste primeiro semestre, tanto de europeus como brasileiros”, informou.

Marcos Vinicius finalizou afirmando que se a pessoa quiser visitar o Parque ela precisa entrar em contato com a sede administrativa. “Ela deve entrar em contato conosco, daí agendamos a visitação e a levamos para conhecer alguns locais como o Centro de recepção, administração, alojamentos para técnicos, centro de manutenção, casa da gerência, guarita de acesso, porto de embarque turístico, duas cabanas (módulos para ecoturismo), torre de observação de 12 metros, entre outros”, finalizou.

 

 

 

Como chegar

 

 

 

A partir de Palmas, a via de entrada ao Parque mais direta é pela cidade de Caseara, pela rodovia TO-080. O Parque é acessível por via fluvial desde o povoado de Barreira dos Campos, no estado do Pará, que fica do outro lado do rio Araguaia.

 

 

 

Há também outra rota de acesso, menos direta, de Palmas a Pium, e de lá por rodovia sem asfalto até o rio Javaés, no limite sul do Parque, a partir da fazenda Macaúba. De um porto rústico, é possível descer o rio Javaés até o Parque.

 

 

 

 

 

 

Sobre o parque

 

 

 

O Cantão é formado como um delta pelo rio Araguaia, Javaés e do Côco. Apresenta mais de 800 lagos e um ecótono entre o Cerrado e Floresta Amazônica. Complementando sua riqueza, o Parque detém grande diversidade e algumas espécies ameaçadas de extinção.

A fauna possui mais de 150 espécies de peixe. A herpetofauna do Cantão apresenta grande número de tartarugas e o jacaré-açu, espécies ameaçadas de extinção fora do Parque. Sua avifauna é rica e variada, com 128 espécies já identificadas. Os mamíferos mais comuns nos corpos de água do Cantão são as ariranhas e os botos cor-de-rosa.

\"\"

Comentários (0)