A Roda de São Gonçalo chega ao grande público

Acontece amanhã em Palmas, durante a realização da II Conferência Estadual de Igualdade Racial, na OAB, o lançamento do livro "A Roda de São Gonçalo na Comunidade Quilombola da Lagoa da Pedra, em Arraias (TO)". A obra é fruto de uma pesquisa acadêmic...

Segundo release divulgado pelo autor, no dia 10 de maio, a partir das 14 horas, ocorrerá outro lançamento no Salão do Livro do Tocantins, na praça dos Girassóis. No dia 8 de maio, às 14h, o livro também será lançado durante o Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (FEPEC) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Arraias.. O evento acontece na Loja Maçônica Estrela Arraiana.

 

No dia 18 de maio, às 19h30, Teske fará uma palestra e lançamento do livro no "Diálogos Culturais" do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). Tema da palestra: Os estudos da Folkcomunicação no Tocantins. A promoção é dos cursos de Jornalismo, Letras e História.

Toda a arrecadação proveniente da venda do livro, será destinada para a Comunidade Quilombola da Lagoa da Pedra. O projeto da comunidade é a construção de uma biblioteca.

O livro é resultado de uma pesquisa detalhada sobre o processo de comunicação através das manifestações culturais e suas relações com a mídia (Folkcomunicação), no caso a Roda de São Gonçalo que ocorre na Comunidade Quilombola da Lagoa da Pedra em Arraias - TO. “Foi a primeira vez que essa manifestação cultural foi sistematizada sob o ponto de vista acadêmico, fazendo uma viagem pela história em uma retrospectiva sobre a origem de Arraias, da comunidade quilombola, de sua vida. Além disso evidencia os depoimentos de várias pessoas da comunidade sobre sua vida, seu cotidiano e suas manifestações culturais, especialmente a Roda de São Gonçalo”, afirma o autor. (Com informações do autor)

 

Comentários (0)