Exposição indígena homenageia tribos tocantinenses

Mostra fica no hall da Assembléia Legislativa até dia 22 de abril. São 30 trabalhos de autoria dos fotógrafos Emerson da Silva, Auro Giuliano, Gustavo Sá e outros....

Fotografias e objetos mostrarão a diversidade cultural dos povos indígenas do Tocantins, na exposição promovida pela Fundação Cultural do Estado, no período de 17 a 22 de abril, no hall da Assembleia Legislativa, em Palmas, a partir das 14h desta sexta-feira, 17.

A mostra ficará aberta ao público, em horário comercial, no mês que faz referência à cultura indígena, com o objetivo de mostrar a riqueza dos índios do Estado e também de outras regiões do Brasil. A parte fotográfica da exposição contará com 30 trabalhos dos fotógrafos Emerson da Silva, Auro Giuliano, Gustavo Sá, entre outros. As fotografias e parte dos objetos pertencem ao acervo da Fundação Cultural do Tocantins e o restante de coleção particular.

Segundo a assessora técnica de Museu e Cultura Indígena da Fundação Cultural do Estado, Joana Euda Barbosa, do povo Munduruku, a exposição contará com peças utilizadas em rituais, adornos e de uso cotidiano utilizados pelos indígenas tocantinenses e também dos Kaiapó, Munduruku, do Pará, Camaiurá, povos que vivem no parque do Xingu, no Mato Grosso.

No Tocantins, a população estimada é de mais de 10 mil indígenas, distribuídos em oito povos em todas as regiões do Estado, além dos oriundos de outros estados, que buscam no Tocantins oportunidade para estudos como os universitários e condições de vida que já não encontram no seu lugar de origem.

 

Comentários (0)