Fecoarte retorna ao calendário cultural do Tocantins

 Depois de seis anos, a realização da 10ª edição da Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte) durante os dias 7 a 12 de agosto no Parque do Povo, marca o retorno de um evento importante para o fortalecimento e criação de um calendário de eventos de valorização da cultura tradicional do Tocantins.

O evento de caráter estadual é realizado pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura e em parceria com o Sebrae-TO. Segundo a assessoria, a Fecoarte atende todas as regiões do Estado onde existem grupos produtivos tradicionais e ou latentes, polarizando as tipologias existentes no diversificado artesanato tocantinense.

Matérias primas características da região são utilizadas no artesanato, como capim dourado, babaçu e fibra de buriti. A feira também expõem bordados, tecelagem, produtos de decoração e utilitários, artigos em palha, artesanato indígena e gastronomia típica como paçoca, licores e o biscoito amor perfeito , entre outros, oriundos das regiões do Jalapão, Sul, Sudeste, Vale do Araguaia, Norte e Extremo Norte do Estado.

A participação dos artesãos e a entrada do público na Feira são gratuitas o que viabiliza o envolvimento de muitas pessoas no evento.

De acordo a assessoria, nas nove edições já realizadas da Fecoarte, a visitação superou as expectativas dos organizadores e dos artesãos participantes que, além das vendas diretas, têm a oportunidade de mostrar seu trabalho em escala maior, divulgar sua potencialidade.

Os artesãos vão poder efetuar vendas futuras tanto para lojistas quanto para o consumidor final, o que possibilita maior volume de negócios além de resultar consequentemente em aumento da renda familiar e melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas.

Segundo a secretária da Cultura, Kátia Rocha, é muito importante trazer de volta a feira, que é um dos principais eventos que reúne a cultura tradicional do Tocantins. “Há seis anos a Fecoarte deixou de ser realizada, e a sua volta é um resgate do Governo do Estado, de uma feira que, além de beneficiar a população, volta a fazer parte do calendário de ventos tradicionais do Tocantins”, afirma a secretária.

Estrutura 
Segundo a assessoria, a Fecoarte 2012 terá um espaço inovador com a disposição de vários estandes com artesanato de bordados, tecelagem, pacht work, madeira e fibras, minerais e artes manuais diversas, além de quatro grandes portais que serão dispostos os mais variados produtos artesanais com os principais temas: indígena, Babaçú, Capim Dourado e cerâmica.

Além disso, ressalta a assessoria, a Feira contará com o espaço Sabores do Tocantins onde será disposto 10 quiosques com cenografia típica do interior do Estado com a comercialização de comidas típicas tocantinenses. Sem contar com o espaço gastronômico que receberá uma cenografia da cidade de Natividade composto de 12 restaurantes (uma parceria com a Abrasel).

E para conquistar o público e ressaltar as belezas do Tocantins no hall de entrada da Feira será exposto quadros artísticos que retratam o Estado, além claro de contar com uma programação cultural vasta.

Comentários (0)