História de Jean Charles é retratada em filme nacional

Como forma de contribuir com a formação cultural e valorização da arte nacional o Cine Cultura, localizado do Espaço Cultural Jose Gomes Sobrinho, tem priorizado em suas sessões as produções brasileiras. Neste fim de semana estréiam os filmes Jean Ch...

Estréia neste sábado, 11, na sessão das 21h do Cine Cultura em Palmas, o filme Jean Charles. A produção nacional retrata a história real do brasileiro de 27 anos assassinado em um metrô na cidade de Londres, após ser confundido com um terrorista.

Em julho de 2005 uma série de ataques terroristas contra a Inglaterra colocou o país em alerta na caça a grupos radicais. O eletricista Jean Charles Menezes era apenas mais um brasileiro, vivendo ilegalmente na capital inglesa com expectativas de melhorar suas condições de vida. Ao ser assassinado, ele se tornou pivô de uma crise diplomática internacional e trouxe ao centro das discussões as conseqüências dos pânicos sociais contemporâneos.

Segundo crítica de André Nigri para a revista Bravo! o grande diferencial do filme é foco no real, valorizado pelo diretor e roteirista Henrique Goldman, em parceria com Marcelo Starobinas. Os traços de um brasileiro ilegal, fazendo bicos e pilantragens para ganhar a vida da Inglaterra, são mantidos, o que tira a conotação de herói oumártir, muito usual em produções semelhantes. Goldman limitou-se a contar a história e as interpretações ficam a cargo do público.

No elenco estão Selton Melo como protagonista e Vanessa Giacomo como uma das primas de Jean Charles, que também tem sua historia retratada no filme. Há também a participação de Patrícia Armani, uma prima real do protagonista que interpreta sua própria vida no ano em que o fato ocorreu.

O filme Verônica também está em cartaz

Também no sábado, 11, o filme Verônica entra em cartaz no Cine Cultura, nas sessões das 19h. O filme trás no roteiro temas já clichês em produções brasileiras como violência, corrupção policial e fragilidade do sistema educacional, no entanto essas questões são apenas pano de fundo para uma história de amor maternal surgida entre a professora Verônica e o seu aluno. O foco são os sentimentos de uma pessoa disposta a tudo para salvar uma vida e o levantamento de questões éticas pouco discutidas.

Agende-se: Filme Verônica às 19h e Filme Jean Charles às 21h | Cine Cultura | Ingressos - R$8,00

Comentários (0)