Ministério da Cultura realiza oficina em Palmas com apoio da FCP

O coordenador de Fomento à Identidade e Diversidade Étnica do Ministério da Cultura, Daniel Castro Dória de Menezes, ministra nesta segunda-feira, 24, na Sala Sinhozinho, no Espaço Cultural, a oficina de capacitação para a participação no prêmio Cult...

 A oficina acontece das 13h30 às 18 horas e a inscrição pode ser feita no momento do evento, sendo aberta para interessados de todo o Estado. Mais informações através do telefone 3218 - 5153.

A Fundação Cultural de Palmas é a principal parceira da realização deste curso. De acordo com o presidente da FCP, desta forma a instituição colabora para a participação de grupos tocantinenses no prêmio e abre a possibilidade de destaque da arte local em nível nacional.

Prêmio

O Edital do Prêmio Culturas Populares 2009 foi aberto dia 15 de julho e receberá inscrições até 28 de agosto. Uma das novidades desta edição é a possibilidade de realizar a inscrição oralmente. Já foram promovidos encontros para capacitação nas cidades de Curuçá (PA), Belém, Alto Paraíso (GO) e Olímpia (SP).

Com recursos de cerca de R$ 2 milhões, o concurso vai contemplar 195 iniciativas com prêmios de R$ 10 mil, sendo 60 de Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres e 135 de Grupos e Comunidades Tradicionais, as duas categorias da premiação este ano. O prêmio destina-se a artistas, mestres e grupos culturais de manifestações populares, como mitos, histórias, narrativas orais, rituais, pintura, desenhos, entre outros. O edital está disponível no site do Ministério da Cultura, no endereço www.cultura.gov.br.

Homenagem

Em sua terceira edição, o prêmio presta homenagem à Mestra Izabel Mendes da Cunha, artesã e ceramista de Santana do Araçuaí, em Minas Gerais. Com 85 anos de idade, Dona Izabel, como é mais conhecida, ficou famosa por ser a criadora das populares noivas de cerâmica, forma de expressão que fez escola no Vale do Jequitinhonha, onde até hoje ela continua ensinando e fazendo suas bonecas de barro.

Comentários (0)