O Giro da Folia de Cima

Estréia nesta quarta-feira, 13, em Monte do Carmo, o documentário "O giro da folia de cima", na chegada das folias. As exibições acontecerão na Casa da Festa e em praça pública. No dia 17/05, último dia do Salão do Livro, o documentário será apresent...

Sinopse - Manisfestação de cunho religioso católico, a Folia do Divino Espírito Santo, faz parte da nossa cultura e está incorporada nas comunidades do interior do País. No Tocantins, a cidade de Monte do Carmo, fundada no ciclo do ouro, com pouco mais de sete mil habitantes é palco de duas folias do Divino Espírito Santo, a de Baixo e a de Cima.

Cada folia é formada por dezoito homens entre folia e arriação, devotos que percorrem durante 30 dias, um roteiro de evangelização e pedição de esmola para a realização da festa do Divino.

O primeiro grupo da folia é formado pelo alferes/encarregado que leva a Bandeira do Divino, cantadores, violeiros e caixeiro. o segundo grupo é o da arriação, constituido pelo arrieiro chefe e tangedores, que segue sempre na frente tocando a tropa de animais, que levam a bagagem e a matula dos foliões.

O simbolo da representação da folia é a Bandeira de cor vermelha com uma pomba branca no centro. É referenciada e respeitada por todos. Por onde a folia passa deixa um sentimento de alegria.

O giro começa no domingo de Páscoa. Os dezoitos foliões incorporam seus personagens e seguem um trajeto, sob o comando do alfesres/encarregado, a quem devem respeito e obediência.

O pouso é a fazenda que recebe a folia no sertão. Nesse espaço a folia apresenta seu ritual. A licença, pedindo permissão para passar uma noite e metade de um dia. os rituais seguem uma rotina em todos os pousos: bendito, agradecendo as refeições, roda, sússia, canto da esmola, beijar a bandeira logo pela manhã em sinal de respeito ao Divino Espírito Santo.

A Praça da igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Monte do Carmo, transforma-se em um grande palco para o encontro das folias, após 30 dias girando pelo sertão, marcando o grande momento da Folia do Divino Espírito Santo com a comunidade local.

A produção - durante 30 dias do giro, a equipe acompanhou a Folia de Cima, percorrendo uma das mais belas regiões do município de Monte do Carmo, registrando o cotidiano da folia e dos foliões.

A Estréia - O documentário "O giro da folia de cima", estréia dia 13/05, na chegada das folias, em Monte do Carmo. As exibições aconteceram na Casa da Festa e em praça pública. No dia 17/05, último dia do Salão do Livro, no espaço Café Literário, às 17h, em Palmas.

O documentário de 35 minutos é fruto de 50horas de material e foi produzido entre os meses de março e abril de 2008 e finalizado em março de 2009.

Ficha Técnica:

Roteiro e Direção

João Luiz Neiva

Direção de Pósprodução

Carlos M.F.Franco

Pesquisa e Produção

Marilda Amaral

Cinegrafia

Cleginaldo Ponce

Fotógrafa/Still

Dele Batista

Trilha Sonora

Folia de Cima

Realização

Idearte Audiovisual

Comentários (0)