O teatro entra em cena na última 5ª Cultural de 2009

Na última edição da 5° Cultural de 2009 o teatro se fará presente no Fernanda Montenegro, nesta quinta-feira, 26, será apresentada a Mostra de Teatro de Palmas, o evento começa a partir das 20 h e contará com a presença de 9 grupos e companhias de ar...

Nove grupos e companhias de artes cênicas integram a Mostra de Teatro de Palmas que finaliza a última edição do projeto 5ª Cultural, do Banco da Amazônia e da Fundação Cultural de Palmas, neste dia 26 de novembro. As apresentações de esquetes teatrais terão duração máxima de 10 minutos, e acontecem a partir das 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro. O custo da entrada é um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades sócio-beneficentes cadastras junto a FCP.

Para levar a magia do teatro ao público, os esquetes terão tema e proposta livres. Serão vários estilos no Fernanda Montenegro: desde a comédia com o grupo Cia Trilegal, com o palhaço Pingo; a reflexão de A Barraca Cia Experimental de Teatro, com trecho do espetáculo Soul 4, que leva as várias nuances de uma mesma mulher; e ainda o mundo de mitos e lendas da Aldeia Takogrande, com o grupo Os Tawerra, com direção de Wetermberg Nunes.

O projeto

Criado para valorizar e promover a cultura regional e contribuir com o surgimento de novos talentos, o projeto 5ª Cultural é resultante de uma parceria da Fundação Cultural de Palmas e o Banco da Amazônia. A primeira edição de 2009, realizada em junho, teve a apresentação de 90 coristas, na Mostra Coral de Palmas, uma inovação em espetáculos na Capital.

A dança foi o segundo segmento contemplado no projeto, na edição realizada em agosto. A execução da mostra proporcionou um misto de emoções e sentimentos: a inocência do ballet clássico da aluna do Centro de Criatividade, Ana Luiza Duarte; o instigante ritmo de rua nas apresentações de jazz da Cia Em Cena, do grupo Hággios da Igreja Batista de Palmas e mais uma vez das alunas que cursam a modalidade do Centro de Criatividade; a sensualidade quase lúdica da Cia Em Cena, executando a coreografia Signo de Leão, de Márcia Gomes.

E ainda o romantismo do casal de bailarinos Diego Neves e Karen Kzan, na coreografia Duo de Namorados, seguido pelas batidas fortes da dança flamenca, executada pelo bailarino e coreógrafo Alexandre Ararip e aceleração juvenil do grupo Sombras do Hip Hop. Além de uma viagem à cultura regional brasileira, com a quadrilha junina Girassol do Cerrado, trazendo a homenagem ao nordeste brasileiro e seus cangaceiros Lampião e Maria Bonita e a dança tradicional gaúcha, do Invernada Artística do CTG Nova Querência de Palmas; e ainda, o grupo de Capoeira Tambor.

A 3ª Edição do projeto foi a Mostra de Audiovisual de Palmas, no mês de setembro. A mostra teve o apoio da Associação Tocantinense de Cinema, Vídeo e Televisão, com a exibição de seis filmes documentários e de ficção, produzidos e dirigidos por diretores tocantinenses.

Para o Presidente da Fundação Cultural de Palmas, Pierre de Freitas, com o projeto foi provado a importância da parceria público-privada para a implementação de ações no âmbito cultural. “O público palmense foi o maior beneficiado. Mas os artistas também têm saldo positivo em poder ter o espaço para divulgar seus trabalhos”, enfatiza.

Grupos Participantes

Patrulha da Alegria

Cima Produções Artísticas

Chama Viva Cia de Teatro do Tocantins

Teatro Livre de Palmas

Trilegal

A Barraca Cia de Artes

Palhaço Cirilo

Cia teatro Arte Fato

Os Tawera

Serviço:

Espetáculo: Mostra de Teatro de Palmas

Onde: Theatro Fernanda Montenegro

Quando: Quinta-feira - 26 de Novembro

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

(com informação das assessorias)

Comentários (0)