Roberto Amaral faz lançamento no sábado

Será lançada no próximo sábado, dia 9, a partir das 16h30, no Café Literário, na programação do V Salão do Livro, a obra Paul Ricoeur e as faces da ideologia (Editora UFG, 136 páginas), do professor Roberto Amaral...

O livro, que já foi lançado na 2ª Bienal do Livro de Goiás, dia 4 de maio, é resultado da dissertação “A hermenêutica crítica de Paul Ricoeur por uma ampliação do conceito de ideologia em educação”. Amaral também é doutor em Educação, pela Faculdade de Educação da UFG – Universidade Federal de Goiás.

“Não é a dissertação na íntegra. Eu privilegiei apresentar o autor, apresentar os aspectos fundamentais da sua filosofia, que na realidade é uma filosofia que chamamos de hermenêutica porque a preocupação fundamental de Ricoeur é com a linguagem e com a interpretação da linguagem. Também apresento a concepção de Ricoeur sobre ideologia, que é uma concepção que vai para além de uma perspectiva muito reduzida de como Marx apresenta o conceito de ideologia”, explica o professor.

Roberto Antônio Penedo do Amaral é professor na Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, onde atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Coordenador Operacional do Minter em Educação UnB/UNITINS. É um dos coordenadores dos Projetos de Eventos Interlúdio Literário e Cinema e Literatura. É Líder do Grupo de Pesquisa Literatura, Arte e Mídia.

Sobre a sua obra, Amaral afirma que a maior contribuição seja a ampliação do alcance do estudo desse filósofo. “Ricoeur é pouco conhecido no meio acadêmico. De uns anos pra cá tem sido retomada a leitura e pesquisa e os estudos sobre sua obra. Ele tem uma importância fundamental porque ele lida com a filosofia, mas uma filosofia muito preocupada com a existência humana. preocupado com a dimensão da existência. Ele nos assegurou através da sua obra, uma visão muito apurada de diversas temáticas, com uma característica bastante peculiar, enquanto filósofo, que é a capacidade de fazer leituras aprofundadas de outros filósofos e construir suas próprias sínteses”, afirma.

Recentemente Roberto Amaral foi comunicado pela professora da PUC/Campinas, Constância Marcondes, uma das maiores especialistas em Paul Ricoeur, que o livro Paul Ricouer e as faces da ideologia terá uma resenha publicada na Revista Reflexão, da qual Constância é editora.

Comentários (0)