Últimos dias da exposição "Fotogramas" na galeria de artes do Centro de Atividades do SESC

Até o próximo dia 21 exposição "Fotogramas" apresenta o resultado do universo estético do fotógrafo Antônio Quaresma, na Galeria de artes do Centro de Atividades do SESC. As fotos, feitas com a sensibilidade e inquietude de artista, tornam ...

A exposição “Fotogramas” apresenta o resultado do universo estético do fotógrafo Antônio Quaresma até o próximo dia 21 de outubro, na Galeria de artes do Centro de Atividades do SESC.

A exposição, que faz parte do projeto Amazônia das Artes, encerra sua passagem pela Galeria de artes do SESC nessa semana. O objetivo é expor e difundir a produção artístico-cultural dos Estados que fazem parte da Amazônia Legal e outros que se caracterizam com a cultura desta região. A entrada é franca, com horário de visitação das 8 às 21 horas.

As fotos, feitas com a sensibilidade e inquietude de artista, tornam metafísica uma realidade meramente banal. A captação sutil das texturas, das formas, dos volumes e das cores impressas nas fotos revela-nos um universo surpreendente no qual a percepção é fundamental.

Sobre o fotógrafo

O fotógrafo piauiense é graduado em Educação Artística pela UFPB, Mestre em Fotografia Artística pela New York University e Doutorando em Teoria da Imagem pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É Também professor no Departamento de Artes Visuais da UFPI e foi em 2004, Professor convidado da Universidade de Nebraska (USA), além de membro da Associação Internacional de Fotografia Artística e da Federação Internacional de Jornalistas desde 1998.

Como fotógrafo profissional, participou ao longo dos últimos 30 anos de várias coletivas no Brasil e exterior. Tem fotografias no acervo permanente da Washington Square Gallery e Photo Gallery (NY) e em acervos particulares na França, Itália, Portugal, Alemanha e Estados Unidos.

Sobre Fotogramas

Fotogramas são imagens realizadas sem a utilização da câmera fotográfica, por contato direto de um objeto ou material com uma superfície fotossensível exposta à uma fonte de luz. Esta técnica, que nasceu junto com a fotografia e serviu de modelo a muitas discussões sobre a ontologia da imagem fotográfica. Representou ao lado das colagens, fotomontagens e outros procedimentos técnicos, a incorporação definitiva da fotografia à arte moderna e seu distanciamento da representação figurativa. (Da assessoria)

Comentários (0)