Após derrubar promoções de Sandoval, Marcelo promove 1.530 PMs neste domingo

As promoções acontecem logo após o STF deferir pedido para suspender a execução das ordens de segurança que obrigavam o Estado a manter as promoções a PMs e Bombeiros, concedidas por Sandoval Cardoso

PMs são promovidos neste domingo
Descrição: PMs são promovidos neste domingo Crédito: Foto: Divulgação

Em evento programado para este domingo, 15, em Palmas, o governador Marcelo Miranda concede as promoções anunciadas ainda em abril deste ano, a cerca de 1.530 policiais militares, sendo 462 oficiais e 1.068 praças, segundo informações confirmadas pela Secretaria de Comunicação do Tocantins.

 

As promoções foram anunciadas pelo governador para acontecer no dia 21 de abril, mas foram suspensas pelo governo, à época, após o juiz Océlio Nobre da Silva, da 2ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Palmas, conceder liminar à Associação de Benefícios Mútuos do Estado do Tocantins, determinando que o Estado resguardasse as vagas dos militares filiados à entidade e que haviam sido contemplados pelas promoções concedidas pelo ex-governador Sandoval Cardoso em 2014.

 

Com a decisão na última terça-feira, 10, do Supremo Tribunal Federal, que suspende a execução das ordens de segurança que obrigavam o governo a manter as promoções concedidas por Sandoval, até o julgamento final das ações, o Estado realiza as promoções neste domingo, que já haviam sido novamente anunciadas para novembro, pelo governador, no último mês de outubro.

 

No evento deste domingo, dia em que se comemora a Proclamação da República, Miranda promove ainda sete tenentes-coronéis ao último posto do oficialato, que é o de coronel.

 

Agendada para as 8 horas, no Espaço Cultural, em Palmas, a solenidade será iniciada com a apresentação da tropa e deve contar com as presenças de autoridades estaduais e federais, além de familiares e amigos dos oficiais promovidos. Ainda segundo a Secom, durante as comemorações, familiares fazem a entrega das insígnias correspondentes pelos novos postos e graduação dos militares.

 

O T1 Notícias entrou em contanto com a Secretaria de Comunicação para saber se há previsão orçamentária para o pagamento das promoções. Em nota enviada ao T1, o Estado informou que “em virtude do grande volume de militares que estarão aptos a ir para reserva, o governo acredita que praticamente não haverá impacto na folha em um curto espaço de tempo”. O governo disse ainda que “a promoção está assegurada em lei e ela está para os militares como as progressões estão para os demais servidores”. Ainda de acordo com a nota, “no caso da Polícia Militar há que se destacar que, ao contrário da gestão anterior, os critérios usados para promover os militares seguiram todos os trâmites legais e estão dentro dos limites estipulados para cada patente”.

 

(Atualizada às 14h50)

Comentários (0)