Estudo do Ministério da Saúde está coletando sangue de crianças em Palmas e Araguaína

Mediante autorização das famílias, agentes coletarão sangue de crianças com mais de seis meses de vida para avaliar níveis nutricionais.

Crédito: Reprodução

Uma ação que gerou dúvidas na comunidade de Taquaruçu e motivou até um aviso da Polícia Militar (PM) na região Sul da Capital foi esclarecido pelo Ministério da Saúde ao Portal T1. O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), ligado ao Ministério da Saúde, está realizando em Palmas e Araguaína exames de sangue nas crianças com mais de seis meses de vida, mediante autorização das famílias.  

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o estudo tem como objetivo mapear 12 micronutrientes que ajudaram a compor o retrato da nutrição infantil no País. 

 

A participação dos indivíduos é voluntária. No início da pesquisa, o entrevistador explica todos os procedimentos e entrega aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar dúvidas. 

 

No Estado cerca de 290 domicílios serão visitados para avaliar estatura, peso e exames de sangue de crianças de até cinco anos. No Brasil ao todo 15 mil famílias serão visitadas pelos pesquisadores do Enani, em 123 municípios brasileiros. 

 

O coordenador nacional do Enani, o pesquisador Gilberto Kac, destaca que um inquérito tão completo como este trará informações inéditas sobre alimentação infantil e o perfil de deficiência de vitaminas e minerais das crianças brasileiras.  

 

"Os dados sobre o estado nutricional antropométrico poderão ajudar a responder, por exemplo, se a desnutrição está realmente diminuindo como um problema epidemiológico. Por outro lado, o estudo deverá corroborar a acertada definição do Ministério da Saúde em indicar a prevenção da obesidade com prioridade em sua agenda", adianta o pesquisador. 

 

Segurança 

 

As visitas domiciliares do Enani são realizadas por pesquisadores de campo identificados com camisas e crachás contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados. 

 

Ainda segundo o Ministério a realização da pesquisa segue metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

 

Boatos 

 

Na última sexta-feira, 13, um boato de que um casal estaria abordando crianças no Distrito de Taquaruçu para a realização de exames de sangue deixou a população assustada. O caso chegou até a Polícia Militar que investiga o caso para saber se o casal citado pelos moradores de Taquaruçu eram pesquisadores do Ministério da Saúde ou não. 

  

Diante do fato, que pode inviabilizar a pesquisa, o Ministério da Saúde reforçou que os pesquisadores estão identificados como crachá e logotipo do Ministério e que dúvidas podem ser esclarecidas atrás do número 0800 808 0990. A ligação é gratuita.

Comentários (0)