Deputados aprovam MP do Governo do Estado que garante ICMS menor para caminhões

Redução do ICMS para 8% na compra de caminhão, reboque e semirreboque.

Os deputados estaduais aprovaram, nesta terça-feira, 2, em turno único de votação, a Medida Provisória nº 8/2019 do Governo do Estado que prorroga até 31 de dezembro de 2022 a redução do ICMS para operações com caminhões, promovidos por concessionários ou revendedores autorizados, e de reboques e semirreboques para 8%. 

 

De acordo com o texto, com o benefício fiscal, as empresas que comercializam essas mercadorias no Estado poderão competir com os estados vizinhos, especialmente com Goiás, que pratica a mesma alíquota. 

 

Carlesse 

 

O governador do Estado, Mauro Carlesse (PHS), havia assinado a Medida Provisória que concede incentivos para a aquisição de caminhão, reboque e semirreboque no Tocantins em maio, antes da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).  

 

A MP precisava ser aprovada pela Assembleia Legislativa (AL) para não perder seu efeito de lei.  Agora que ela foi aprovada pelos deputados, terá vigência até a data determinada pelo Governo do Estado, 31 de dezembro de 2022.  

 

Entenda  

 

O benefício que reduz a base de cálculo do ICMS na comercialização de caminhões vigorou de 2006 até dezembro de 2018. Antes de 2006, era retido 18% na comercialização de caminhão, reboque e semirreboque no Estado.

Comentários (0)