Protesto Ocupa Assembleia será realizado na 4ª para cobrar doações de deputados

No próximo dia 31 de agosto manifestantes realizarão um protesto na Assembleia Legislativa, em Palmas, pedindo que os deputados estaduais doem seu auxílio moradia para custear alimentos ao HGP

Manifestantes realizarão protesto na AL
Descrição: Manifestantes realizarão protesto na AL Crédito: Foto: Dicom/AL

Após uma campanha criada pela população nas redes sociais, convocando os deputados do Tocantins a doarem seus auxílios moradia para custear a compra de alimentos aos hospitais do Estado, mais um movimento foi criado nas redes. Desta vez a sociedade palmense organiza o “Ocupa Assembleia”, evento marcado para acontecer na próxima quarta-feira, 31, às 15h, na Assembleia Legislativa, em Palmas. O objetivo da mobilização é ocupar as galerias do plenário da Casa para mobilizar os parlamentares a doarem o auxílio para compra de alimentos aos pacientes e acompanhantes das unidades hospitalares.

 

Na página “Tocantins inteligente”, no Facebook, foi publicado um vídeo no qual os organizadores convidam e mobilizam a população a participar do protesto. Também foi criado um grupo no Whatsapp para compartilhamento de informações sobre a manifestação.

 

Na última quinta-feira, 25, um pequeno grupo esteve na AL para manifestar, porém os deputados não estavam no plenário no momento.

 

Parlamentares comentam

Sobre a campanha para doação do auxílio moradia, ao T1 Notícias alguns deputados se manifestaram nesta sexta-feira, 26, dizendo que não recebem o benefício, outros afirmaram que apresentarão outras propostas, e alguns disseram que não tinham conhecimento da campanha ou que vão realizar doações de forma pessoal.

 

Na última terça-feira, 23, servidores e médicos dos hospitais compraram alimentos e iniciaram uma campanha também nas redes sociais. Na manhã do dia 24, diversas entregas de donativos foram feitas por pessoas que, sensibilizadas com a situação, foram até o hospital levar itens como arroz, feijão, óleo, macarrão e outros. A suspensão dos alimentos ocorreu após o Estado não efetuar os pagamentos à empresa Litucera Limpeza e Engenharia LTDA, responsável pela alimentação. O Estado afirmou que a alimentação foi normalizada nos hospitais, mas as doações e as mobilizações continuam a acontecer.

 

Bloqueio e suspensão

O Ministério Público Estadual conseguiu na justiça bloquear e R$ 1.577.004,01 milhão nas contas do Governo do Estado e da Litucera para garantir o fornecimento de alimentos para os hospitais de Araguaína e Gurupi. Porém no período da tarde de ontem, a empresa  notificou a Secretaria de Saúde do Tocantins sobre a suspensão total da prestação de serviços nos hospitais públicos do Estado, por causa do descumprimento do governo com sua obrigação contratual. De acordo com a Litucera, o débito total do Estado com a empresa está na ordem de R$ 73.636.791,18. Na notificação a Litucera reforça que, conforme já relatado em abril deste ano, em documento, a inadimplência do Estado tem gerado “inúmeras e graves dificuldades/consequências” à empresa.

Comentários (0)